GIFT-EPAGRI

Programa de melhoramento
genético de tilápia

Estudos

Estudos

PROJETOS DE PESQUISA EM EXECUÇÃO

Líder: Bruno Corrêa da Silva

Período de execução: 01/10/2019 a 31/12/2022

Atividade: Piscicultura

A tilápia-do-nilo linhagem GIFT foi introduzida no Brasil em 2005 e atualmente é considerada uma das melhores linhagens genéticas de tilápia no país. O seu potencial de cultivo, todavia, é subaproveitado na região catarinense de clima subtropical, cujas adversidades climáticas são recorrentes e acabam por impactar a saúde do animal inadaptado. Diante disso, a Epagri acredita que o desenvolvimento de uma linhagem, mais adaptada ao cenário local, favorece a piscicultura catarinense. Durante três gerações de seleção, a Epagri acredita que a linhagem denominada GIFT-Epagri, possui um potencial superior de pelo menos 15% para ganho de peso em relação ao animal introduzido no estado em 2011. O projeto propõe a continuidade do programa de melhoramento de tilápia desenvolvido pela Epagri, com objetivo de selecionar uma linhagem melhorada para ganho de peso adaptada para as condições de cultivo do sul do Brasil. Serão acasalados os animais selecionados da terceira geração para formação de sete populações. Mil alevinos de cada população serão cultivados e após nove meses de cultivo (fevereiro a outubro) serão selecionados para peso final um total 210 tilápias (30 por população). Os animais selecionados serão marcados com microchip e caracterizados geneticamente através de marcadores microssatélites. Também serão realizados dois experimentos em viveiros escavados para avaliação do desempenho zootécnico das progênies da quarta geração comparada com as progênies das gerações anteriores, e a avaliação do crescimento das progênies em laboratório em nas temperaturas de 22 e 28°C. Além disso, o projeto irá disponibilizar cerca de 30 mil matrizes de tilápia, onde estas serão amostradas para identificação da presença ou não dos seguintes patógenos: Streptococcus agalactiae e Francisella noatunensis.

Líder: Bruno Corrêa da Silva

Período de execução: 01/03/2019 a 28/02/2022

Atividade: Piscicultura

Em 2017 a tilapicultura brasileira alcançou a produção de 357 mil ton, tornando-se o 4º produtor mundial de tilápia. Apenas os estados do Paraná e Santa Catarina são responsáveis por 40% desta produção, e a maioria do juvenil comercializado nestas regiões possuem o tamanho de 0,5 a 3,0 g. Por isso, torna-se importante a fase de recria para obtenção de melhores resultados na fase de terminação. A recria de tilápia possibilita ao produtor maior previsibilidade de cultivo e melhor ajuste na quantidade de ração na fase de terminação, resultando em melhor conversão alimentar. Contudo, a estrutura fundiária dos estados do sul do país, principalmente Santa Catarina, baseia-se em pequenas propriedades rurais com mão-de-obra familiar, com pouco espaço para expandir a produção. Esta característica obriga os piscicultores a serem eficientes, focando no aumento de produtividade de forma sustentável. O sistema em bioflocos vêm suprir essa demanda.

Objetivos: Contribuir com o desenvolvimento da tecnologia de juvenis de tilápia-do-nilo, Oreochromis niloticus, através do sistema de produção em bioflocos.

Resultados esperados: Determinar alguns protocolos para a recria de tilápia em sistema de bioflocos que ainda não estão totalmente elucidados, como por exemplo as taxas de arraçoamento e a densidade de cultivo (produtividade final), para esta fase. Além disso, pretende-se estudar a viabilidade econômica deste sistema, frente ao sistema tradicional, semi-intensivo em viveiro escavado, já utilizado comercialmente no sul do país. Este será um passo importante para a difusão desta tecnologia aos produtores rurais, principalmente de Santa Catarina, onde a Epagri possui grande atuação na extensão rural.

Líder: Felipe Matarazzo Suplicy

Período de execução: 20/08/2019 a 30/12/2021

Atividade: Maricultura

A produção de ostras é vendida com as ostras ainda vivas. Entre os meses de setembro a outubro as ostras se encontram na melhor condição para o consumo. Já no verão, época de maior fluxo de turistas e consumidores, as ostras tendem a desovar e apresentar um aspecto e sabor não tão bom. Além disto, como as ostras são adaptadas às águas frias, tendem a morrer, causando grandes perdas para os produtores que se arriscam a manter ostras sob cultivo nos meses mais quentes do ano. A produção de mexilhões é exclusivamente vendida na forma de carne desconchada. A carne de mexilhão representa apenas cerca de 20% de seu peso vivo, o que significa uma quebra de rendimento de 80% do volume colhido na fazenda. A comercialização de mexilhões com conchas também pode diversificar a forma de apresentação e de preparo deste produto, reduzir o volume de resíduos no processamento e promover o comércio de produtos com certificação sanitária.

Objetivos: Avaliar novas formas de apresentação e de embalagens para os produtos da maricultura catarinense.

Metodologia: 1) Avaliar comparativamente o tempo de prateleira de moluscos colhidos sem preocupação com exposição ao calor e de moluscos que ingressaram rapidamente na cadeia de frio.
2) Avaliar o tempo de prateleira para carne de ostras embaladas em meio ácido.
3) Avaliar o tempo de prateleira para carne de ostras congeladas em blocos.
4) Avaliar o tempo de prateleira de mexilhões com concha embalados em rede plástica com pressão.
5) Avaliar o tempo de prateleira de mexilhões com concha embalados a vácuo, com água saturada com oxigênio.

Análises microbiológicas e organolépticas serão realizadas com os diversos produtos testados.

Resultados esperados: Produzir e divulgar evidências científicas sobre a necessidade de manter os moluscos resfriados após a colheita. Gerar informação sobre procedimentos que permitirão: disponibilizar no mercado nacional carne de ostra crua ou cozida ao longo do ano e evitar perdas relacionadas ao verão; obter um melhor aproveitamento da safra de mexilhões e reduzir o impacto ambiental da atividade.

Líder: Robson Ventura de Souza

Período de execução: 01/12/2019 a 30/11/2021

Atividade: Maricultura

A região costeira de Santa Catarina é significativamente afetada por poluição de origem humana, consequência da rápida urbanização e insuficiente cobertura com rede de coleta e tratamento de efluentes. O monitoramento sanitário oficial de moluscos bivalves realizado pela Cidasc em SC, que vem sendo realizado desde 2012, mostra que os níveis de bactérias indicadoras de contaminação fecal em moluscos é bastante dinâmico e que todas as áreas do estado já estiveram em algum momento em situação de colheita liberada sob condição. Isto é, os moluscos em algum momento estiveram em condições de risco para consumo direto. Devido ao tempo necessário entre a coleta de moluscos e os procedimentos de cultura em laboratório, os resultados do monitoramento oficial proporcionam sempre uma estimativa do risco relacionado ao consumo de moluscos com base na situação de dias atrás e podem não ser uma boa representação do momento atual.

Objetivos: Desenvolver protótipo de sistema que faça a previsão de riscos relacionados ao consumo de moluscos bivalves em áreas costeiras em tempo real de forma a auxiliar os gestores do programa de controle sanitário de moluscos de SC no estabelecimento de estratégias que evitem o
consumo desses organismos em momentos de risco, protegendo a saúde dos consumidores.

Metodologia: Séries históricas de dados de monitoramentos oficiais de qualidade de moluscos e de águas em SC serão integradas com dados meteorológicos da Epagri. Serão desenvolvidos modelos para prever a qualidade da água e dos moluscos com base em parâmetros meteorológicos por meio de
programação utilizando análise de regressão e métodos de aprendizado de máquina. As janelas temporais mais adequadas para relacionar parâmetros meteorológicos com a condição microbiológica na água ou nos moluscos nas diferentes zonas de produção de moluscos serão definidas por metodologia específica. O poder preditivo dos modelos será avaliado (validação).

Resultados esperados: Será desenvolvido um protótipo de sistema online que fará previsões em tempo real dos riscos microbiológicos utilizando os modelos desenvolvidos nas etapas anteriores do projeto.

Líder: Guilherme Rupp

Período de execução: 01/09/2019 a 30/06/2021

Atividade: Maricultura

O cultivo da vieira Nodipecten nodosus é uma atividade sobre a qual se geraram grandes expectativas, devido ao alto valor comercial e apreciado sabor que a espécie apresenta, com grande apelo na alta gastronomia. Diversas pesquisas foram realizadas pela Epagri entre e 2003 e 2010 que geraram conhecimentos biológicos e tecnológicos que permitiram a implantação do cultivo comercial de vieiras em Santa Catarina. Seu cultivo teve início em 2006, através de iniciativa conjunta entre Epagri e LMM-UFSC e a produção vem sendo crescente até os dias atuais. Porém a atividade ainda ocorre em pequena escala, com produção instável e poucos produtores envolvidos. Estudos realizados na década passada demonstraram que a as condições ambientais de muitas das áreas atualmente demarcadas no Estado para cultivo de moluscos são inadequadas para Nodipecten nodosus, considerando-se os requerimentos eco-fisiológicos dessa espécie, os quais também já foram determinados em estudos anteriores. Outros pontos críticos ainda ocorrem durante a etapa de berçário e cultivo intermediário, bem como alta incrustação de biofouling nas vieiras cultivadas. O presente projeto pretende focar em alguns dos pontos críticos da produção, consolidando tecnologias baseadas em informações científicas já existentes, bem como levantar áreas com condições ambientais propícias ao cultivo de vieiras.

Líder: Guilherme Rupp

Período de execução: 20/08/2019 a 30/06/2021

Atividade: Maricultura

Os pepinos-do-mar são organismos intensamente utilizados na culinária asiática e na indústria farmacêutica, apresentando grande valor econômico em mercados internacionais. Isto suscitou uma intensa captura em mais de 80 países, ameaçando as populações de muitas espécies ao redor do planeta. No litoral sul do Brasil, a espécie considerada mais abundante é Holothuria grisea, com ocorrência descrita para as regiões meso- e infra-litoral. Outras espécies com ocorrência descrita para Santa Catarina são Trachythyone crassipeda e Isostichopus badionotus, sendo que esta última não tem seu registro de ocorrência comprovado. Poucos são os estudos realizados com pepinos-do-mar em SC e existem indícios de que já venha ocorrendo captura indiscriminada e exportação para Ásia. Na região Indo-Pacífica, os pepinos-do-mar vêm sendo cultivados comercialmente e também utilizados em cultivo consociado com moluscos e peixes (aquicultura multitrófica), uma vez que são detritívoros e aproveitam-se dos biodepósitos eliminados pelos animais cultivados, atuando como mitigadores dos potenciais impactos ambientais dos cultivos nos sedimentos marinhos. No presente projeto pretende-se fazer um levantamento da ocorrência de espécies de pepinos-do-mar ao longo do litoral de Santa Catarina e buscar informações sobre captura e comercialização destes organismos. Paralelamente, será feito um estudo populacional para determinar a abundância, densidade, tamanho mínimo de maturação, distribuição de tamanho e distribuição espacial e temporal de uma população natural de Holothuria grisea. Será também realizado um estudo do ciclo reprodutivo dessa espécie ao longo de um ano. Estas informações são fundamentais para subsidiar trabalhos futuros para o desenvolvimento de tecnologia de cultivo de pepinos-do-mar no Brasil, a exemplo do que já ocorre em países da Ásia, bem como para a conservação e aproveitamento sustentável desse recurso pesqueiro.

Líder: João Guzenski

Período de execução: 01/09/2018 a 30/12/2020

Atividade: Maricultura

A extração de berbigões em bancos naturais é uma atividade pesqueira tradicional na região da Grande Florianópolis. Este molusco está inserido na cultura e gastronomia local. Durante décadas esta pesca abasteceu os mercados local e regional. O esforço de pesca excessivo, as deficiências institucionais e a falta de um plano de manejo resultaram na exploração excessiva da espécie desde 2000.Em relação aos impactos ambientais ocorridos, pode-se evidenciar o processo de urbanização, intensificado nas décadas de 1970 e 1980, resultando em uma redução do banco natural de cerca de 240 para 140 hectares com concentração do esforço de pesca. Os pescadores observaram que o volume de berbigões diminuiu ameaçando a sustentabilidade desta atividade. O programa de monitoramento realizado pela UNIVALI indica que a quantidade nos bancos naturais pode não ser suficiente para permitir uma recuperação do estoque, mesmo com a redução do esforço de pesca resultante da escassez deste recurso pesqueiro.

Objetivos: Verificar a viabilidade do cultivo de berbigões na região da Grande Florianópolis, no município de Florianópolis, localidade da Tapera e contribuir com elementos para a recuperação da atividade econômica.

Resultados esperados: O estudo pretende demonstrar que a manutenção de sementes durante o crescimento em sistema berçário e o desenvolvimento após a transferência para os bancos naturais é viável, a exemplo do cultivo de outras espécies de berbigões, sendo uma atividade estabelecida em diversos países, e que pode ser utilizada como uma ferramenta complementar à gestão deste recurso pesqueiro ou ser introduzida como uma nova opção na maricultura catarinense.

Líder: Robson Ventura de Souza

Período de execução: 01/08/2018 a 30/07/2020

Atividade: Piscicultura

O levantamento, organização e análise das estatísticas da aquicultura demanda todos os anos grande esforço e investimento de tempo dos técnicos do Cedap. Todo o processo, desde a coleta dos dados até a disponibilização ao público, vem sendo realizado utilizando soluções simplificadas e não automatizadas. Tratam-se de planilhas (formato Microsoft Excel) que são remetidas por e-mail aos escritórios municipais por meio das respectivas gerências regionais. Essas planilhas são preenchidas pelos técnicos dos escritórios municiáis, devolvidas ao Cedap para agregação, organização e análise. Além de trabalhoso e demorado, o processo atual de levantamento de dados da piscicultura acaba gerando possibilidades significativas de erros, por envolver muitas etapas manuais. A disponibilização dos dados ao público é feita por meio de relatórios e planilhas estáticas disponibilizadas no site da Epagri, que não permitem a costumização da pesquisa.

Objetivos: Verificar a consistência dos dados estatísticos levantados pela Epagri e melhorar, por meio do uso de ferramentas automatizadas, a coleta, a organização, a análise de dados e a disponibilização de informações estatísticas da aquicultura de Santa Catarina.

Metodologia: Será feito o resgate e organização dos dados estatísticos da piscicultura e maricultura disponíveis utilizando programação dos sistema R. Será feita a verificação da consistência do cadastro de piscicultores comerciais da Epagri com os dados de cadastro do serviço de defesa sanitária animal. Esses dados serão correlacionados também com a base de dados do sistema Epagri de Assistência Técnica, Extensão Rural e Difusão Tecnológica SEATER para investigar a abrangência da atuação do serviço de extensão da Epagri em aquicultura em Santa Catarina. As etapas de coleta e organização e análise de dados estatísticos da piscicultura e maricultura serão automatizadas utilizando ferramentas do Google, como o Google Forms e Drive. As estatísticas da piscicultura e maricultura serão incorporadas em um sistema online que permite a consulta customizável de informações: o Sistema Integrado de Informações Estatísticas Agropecuárias operado pela Epagri/Cepa.

Resultados esperados: Evidências geradas sobre a consistência dos dados estatísticos da piscicultura e sobre a abrangência de atuação do serviço de extensão da Epagri. Coleta, organização e análise de dados estatísticos da aquicultura realizados de forma mais rápida, prática e com menores possibilidades de erros. Dados estatísticos da aquiucltura disponibilizados por meio de um sistema online que permite a consulta customizável de informações: o Sistema Integrado de Informações Estatísticas Agropecuárias operado pela Epagri/Cepa.

Líder: Alex Alves dos Santos

Período de execução: 30/06/2017 a 12/12/2020

Atividade: Maricultura

Kappaphycus alvarezii é uma alga reconhecida mundialmente por sua importância econômica como a principal matéria-prima para extração de carragenana, ficocoloide amplamente utilizado nas indústrias alimentícia, farmacêutica e de cosméticos. Estudos realizados na Praia de Sambaqui, em Florianópolis, comprovaram a sua viabilidade técnica e ambiental de cultivo e mostraram que é possível obter de 3 a 5 ciclos anuais de cultivo, com exceção do inverno. Agora esse trabalho pretende expandir os estudos e replicá-los para outros locais (Florianópolis/Ribeirão da Ilha; Penha e Governador Celso Ramos). Além disso, pretende aperfeiçoar a tecnologia de produção testando 2 diferentes sistemas de cultivo; estabelecer um protocolo de monitoramento ambiental acessível aos produtores; aperfeiçoar a produção de biomassa durante o inverno, em tanques in door, para garantir a disponibilidade de plantas matrizes para o novo ciclo de cultivo no mar, que inicia na primavera. Os resultados serão avaliados através de análise de variância e correlação de Spearman quando necessário. Esses resultados são indispensáveis e pré-requisito para a liberação dos cultivos comerciais dessa alga em Santa Catarina pelo órgão ambiental Federal.

Líder: André Luís Tortato Novaes

Período de execução: 01/06/2018 a 31/05/2020

Atividade: Maricultura

Em uma pesquisa recentemente conduzida pela Epagri foi projetado e construído o protótipo de um sistema mecanizado de colheita de mexilhões que possibilita realizar todas as operações de colheita diretamente nas áreas aquícolas das fazendas marinhas dos produtores. O presente projeto de pesquisa objetiva dar continuidade a essa pesquisa, focando especificamente na análise de desempenho operacional e da ergonomia na realização da colheita mecanizada de mexilhões, utilizando o sistema projetado pela Epagri e na divulgação dos resultados dessas análises para pesquisadores, extensionistas, técnicos e produtores.

Líder: Alex Alves dos Santos

Período de execução: 01/09/2018 a 30/03/2020

Atividade: Maricultura

Em busca de espécies potenciais para a maricultura do estado, a Epagri iniciou os estudos com o polvo Octopus vulgaris, em 2003, com resultados excelentes. Embora Santa Catarina seja um importante polo de desembarque e comercialização de polvo, dados sobre a pesca e comercialização de polvo e seu impacto sócio-econômico nas comunidades tradicionais do estado são praticamente desconhecidos. Dessa forma, o conhecimento da cadeia produtiva do polvo desde a pesca artesanal e industrial, a comercialização e o mercado consumidor são essenciais para garantir a produção pesqueira e serve de base para estruturar e fomentar o cultivo em SC. Outro problema a ser solucionado é a captura de matrizes para garantir o estudo do ciclo reprodutivo, projeto com data prevista para ser apresentado em 2019.

Objetivos: Caracterizar a pesca e o comércio de polvo no litoral de Santa Catarina considerando os aspectos tecnológicos, sociais, econômicos e ambientais, visando a otimização do gerenciamento pesqueiro, a geração de informações como ferramentas para servir de base para o cultivo do polvo e a preservação dos estoques naturais. Identificar pescadores de polvo para realizarmos a captura e a aclimatação de matrizes, garantindo a continuidade dos estudos com polvo, através do segundo projeto planejado para iniciar em 2019: estudo do ciclo reprodutivo para obtenção de juvenis.

Metodologia: A zona litorânea do estado será dividida em quatro áreas: Litoral Norte, Litoral Central Norte (região de Itajaí), região Central Sul (Grande Florianópolis) e Litoral Sul. Esta divisão dos municípios foi realizada considerando: as principais regiões produtoras de moluscos, as principais regiões com atividade de pesca industrial e artesanal, a ocupação demográfica e, especialmente, a divisão geográfica que mais representa a área de estudo.

O trabalho realizado em campo será baseado no método de Pesquisa-Ação, com o objetivo de estabelecer uma relação de troca, respeito e confiança entre o entrevistador e entrevistado de maneira a obter informações da realidade do pescador e da comunidade. Os questionários serão aplicado de setembro de 2018 a março de 2019. Serão coletados dados dos seguintes setores: Pesca: artesanal e industrial; Desembarque; Comercialização: atacado e varejo; Mercado consumidor: restaurantes e bares. A captura dos polvos envolverá operações de mar junto com pescadores.

Resultados esperados: Conhecer a cadeia produtiva do polvo desde a pesca artesanal e industrial, a comercialização e o potencial de mercado consumidor; captura de matrizes. Essas informações serão a base para estabelecer estratégias e decisões relativas a viabilidade do cultivo de polvo e ao fomento, em atendimento as tendências, as diretrizes e as linhas de pesquisa do Plano Estratégico da Epagri de promoção e fortalecimento da aquicultura e pesca do estado.

Líder: Felipe Matarazzo Suplicy

Período de execução: 20/12/2017 a 10/03/2020

Atividade: Maricultura

Existe uma tendência em Santa Catarina de produtores e proprietários de restaurantes separarem a carne das ostras das conchas para elaboração de pratos com estes moluscos. Esta prática permite a manutenção de pratos a base de ostras no cardápio, mesmo em períodos de interdição das colheitas pela ocorrência de marés vermelhas. Uma técnica de cultivo para produção de carne de ostras já empregada em outros países é o cultivo em clusters. Neste sistema, uma concha vazia de ostras com sementes aderidas serve de substrato para as sementes se desenvolverem aderidas umas às outras. Nesta pesquisa, será avaliado o custo de produção de carne de ostras no sistema de cultivo com cluster em comparação com o sistema de cultivo tradicional, com lanternas de rede. A pesquisa será conduzida em dois locais na Baía de Florianópolis com o objetivo de avaliar o comportamento das ostras cultivadas em clusters em dois locais com características ambientais diferentes.

Líder: Hilton Amaral Júnior

Período de execução: 01/05/2018 a 31/05/2020

Atividade: Piscicultura

A piscicultura no estado de Santa Catarina, está baseada no cultivo de espécies exóticas como as carpas comum e chinesas, trutas e a tilápia do Nilo. Isto ocorre principalmente pela falta de tecnologias para cultivo de espécies nativas. A única espécie nativa para a região sul do Brasil e que possui atualmente, tecnologias de cultivo definidas e protocolos que melhoram o desempenho produtivo é o jundiá Rhamdia quelen. O conhecimento mais aprofundado de técnicas de controle da sexualidade de peixes nativos é um passo importante para inserir essas novas tecnologias e incentivar os cultivos. O Lambari Astyanax sp., espécie nativa brasileira e muito presente nas águas da região sul do País, vem despontando como uma espécie promissora para a piscicultura comercial e já com uma demanda bastante grande, principalmente pelo mercado de bares, restaurantes e peixarias. Isto se deve, não só pelo seu rápido crescimento e conclusão de ciclo de cultivo em média de 100 dias, como também pelo seu excelente rendimento de carne e facilidade reprodutiva. Este projeto terá como objetivos formalizar protocolo de: evolução para a reprodução da espécie, antecipação de desovas, determinação da idade de alevino formado que permita a comercialização, determinação de parâmetros de qualidade de água de cultivo para a espécie, testar a resistência, sobrevivência e aclimatação em tanques de terra em período de pós-transporte em diferentes tamanhos de alevinos de lambari, avaliar as fases de larvicultura e alevinagem do lambari em meio heterotrófico, avaliar as fases de larvicultura e alevinagem do lambari com adição de probióticos, avaliar as fases de larvicultura e alevinagem do lambari com adição de fitogênicos na alimentação, determinar os manejos sanitários que melhorem o cultivo da espécie e determinar os sistemas mais produtivos de cultivo em tanques escavados e tanques-redes.

Líder: André Luís Tortato Novaes

Período de execução: 15/10/2017 a 31/12/2019

Atividade: Maricultura

O presente projeto, objetiva desenvolver o protótipo de um alimentador automático de alevinos e reprodutores de peixes para ser utilizado na Unidade de Melhoramento Genético de Peixes (UMGEP) do Centro de Desenvolvimento em Aquicultura e Pesca – Epagri/Cedap, e em empreendimentos que se dedicam à produção de alevinos. A ideia é desenvolver um modelo de utilidade que possa ser manufaturado pelos próprios piscicultores, com baixo custo.

Líder: Robson Ventura de Souza

Período de execução: 01/06/2018 a 31/12/2019

Atividade: Maricultura

Ao longo dos últimos dez anos, a Epagri tem contribuído efetivamente para o desenvolvimento de controles sanitários de moluscos destinados a alimentação humana em SC. A continuidade de ações de pesquisa e desenvolvimento da Epagri é fundamental para geração de resultados efetivos de proteção de saúde pública: 1 – As instituições responsáveis pelo monitoramento e classificação sanitária de áreas de cultivo de moluscos em SC precisam de apoio para a determinação dos pontos de monitoramento microbiológico e das respectivas áreas de abrangência; 2 – É preciso investigar os fatores ambientais que determinam a prevalência de vírus, que oferecem importante risco para a saúde pública e que não são bem representados pelo monitoramento oficial; 3 – É preciso gerar material de referência para apoiar os técnicos da Epagri sobre depuração de moluscos bivalves; 4 – É necessário que se apoie a Secretaria da Agricultura na proposição de uma legislação estadual controlando riscos microbiológicos.

Objetivos: Melhorar as práticas de controle higiênico-sanitário de moluscos bivalves em Santa Catarina e avançar a pesquisa científica na área por meio da continuidade de ações da Epagri em tópicos específicos: Resgatar e gerar informações sobre fontes de poluição e redigir documento; Estudar as correlações entre parâmetros geográficos e ambientais e a prevalência de vírus entéricos humanos em SC; Revisar as técnicas de depuração de moluscos bivalves e redigir documento técnico; Apoiar a implementação de uma legislação estadual que para controle de riscos microbiológicos.

Metodologia: 1 – Será feito um estudo em SIG e um resgate de informações e de bases de dados públicas sobre qualidade microbiológica da água e de moluscos e sobre fontes de poluição de origem fecal. Será redigido um documento contendo essas informações e uma contextualização da questão da poluição de origem fecal em SC. 2 – As variações espaciais e temporais dos níveis de vírus serão correlacionadas por meio de modelos de regressão simples e múltipla com as características geográficas de bacias hidrográficas que drenam para a costa e com parâmetros meteorológicos, respectivamente. 3 – Será feita uma revisão de estudos internacionais e nacionais sobre depuração. Um documento será redigido usando como base documento da FAO. 4 Será elaborado um documento comparando a legislação brasileira, a dos EUA e da União Europeia. A partir dessa análise serão feitas sugestões para melhoria do programa de controle sanitário de moluscos em SC, apresentando justificativas para as alterações propostas.

Resultados esperados: Pontos de monitoramento estabelecidos em SC com base em levantamento de fontes de poluição embasado cientificamente gerado pela Epagri; Evidências consistentes geradas sobre quando e onde esperar maiores riscos relacionados a vírus na costa de SC; Técnicos da Epagri contando com documento técnico para apoio sobre depuração de moluscos bivalves; SC com legislação estadual para controle de riscos microbiológicos publicada. Geração de quatro produtos de pesquisa: 1- Documento técnico: Levantamento sobre poluição de origem fecal na costa de Santa Catarina; 2 – Artigo científico: Correlações entre parâmetros meteorológicos e geográficos e a prevalência de vírus entéricos humanos na costa de Santa Catarina; 3 – Boletim técnico: Depuração de moluscos bivalves; 4 – Artigo técnico: Ajustes legislativos que poderiam aprimorar a execução do Programa Nacional de Controle Higiênico-Sanitário de Moluscos Bivalves em Santa Catarina.

Líder: Bruno Corrêa da Silva

Período de execução: 08/01/2018 a 20/12/2019

Atividade: Piscicultura

A tilapicultura no Brasil e em Santa Catarina vem crescendo nos últimos anos, porém, para a manutenção desse crescimento é necessário solucionar problemas na qualidade genética dos alevinos. No Estado é comum a produção de matrizes pelos próprios produtores de alevinos. Essa produção se dá de forma inadequada, sem nenhum controle de consanguinidade, levando a perdas de potencial zootécnico, além de problemas com deformidades, causado pela endogamia do plantel de reprodutores. Outro problema relevante que a tilapicultura enfrenta nas regiões do sul do país são as baixas temperaturas do inverno, que diminui o desempenho da tilápia e aumenta a susceptibilidade deste peixe a doenças. Devido a estas necessidades, a Epagri iniciou em 2011 um projeto de seleção de tilápias da linhagem Gift, com o objetivo de fornecer matrizes de qualidade aos produtores de alevinos de Santa Catarina. Contudo, para a obtenção de uma linhagem adaptada as condições de cultivo do Estado são necessários a continuidade e o aprimoramento deste programa. Sendo assim, este projeto possui os seguintes objetivos: a) selecionar indivíduos de tilápia da terceira geração para peso final em um ciclo de inverno; b). caracterizar genotipicamente as tilápias selecionadas na terceira geração do programa da Epagri; c) avaliar a tolerância a frio de diferentes populações de tilápia; d) disponibilizar 10 mil matrizes de tilápia selecionadas para produtores de alevinos. Para isto, serão acasalados os animais selecionados da segunda geração para formação de sete populações. Mil alevinos de cada população serão cultivados e após oito meses de cultivo (maio a dezembro) serão selecionados para peso final um total 420 tilápias (80 por população). Os animais selecionados serão marcados com microchip e uma amostra de sua nadadeira caudal coletada para posterior extração do DNA e caracterização genética através dos seguintes marcadores microssatélites: UNH104, UNH108, UNH160, UNH208, UNH222, UNH 879, UNH 898. Esta caracterização será realizada para direcionar o cruzamento da próxima geração, além de comparar a variabilidade genética e frequência alélica desta geração com as outras anteriores já caracterizadas com estes mesmos marcadores. Também será realizado um ensaio de tolerância ao frio com estas sete populações selecionadas e mais duas outras linhagens comerciais. Para isto 30 tilápias por população serão cultivados separadamente e quando obtiverem cerca de 30 g serão marcados com microchip e uma amostra de sua nadadeira caudal coletada para genotipagem com os seguintes marcadores associados ao frio: UNH879, UNH916 e UNH999. Posteriormente serão transferidos para sala de ensaio indoor para o desafio de tolerância ao frio. Além de selecionar e disponibilizar matrizes de tilápia com qualidade genética, com esse resultado espera-se que seja possível indicar qual genética suportará melhor as baixas temperaturas.

Líder: Natalia da Costa Marchiori

Período de execução: 01/12/2017 a 30/11/2019

Atividade: Piscicultura

As “lerneas”, também chamadas “verme-âncora”, são ectoparasitos crustáceos com distribuição mundial e muito comuns em criações de peixes comerciais, situações onde podem estar associadas à grandes perdas econômicas devido às altas taxas de mortalidade e aspecto indesejável (repugnante) aos peixes. Considerando o elevado e, por vezes, inestimável potencial danoso do uso de drogas terapêuticas na piscicultura, acredita-se que o manejo de doenças em criações de peixes deveria focar em métodos menos agressivos, mais preventivos e duradouros. Neste cenário, os fitoterápicos emergem como substâncias potencialmente benéficas em piscicultura. Entre eles, o pinheiro Pinus taeda merece destaque por apresentar diversos compostos bioativos com propriedades antiparasitárias associadas, ser de fácil acesso no estado de Santa Catarina e ter baixo custo ao produtor. Esse projeto tem como objetivo avaliar a atividade antiparasitária de P. taeda contra o ectoparasito Lernaea cyprinacea em espécies de peixes comercialmente importantes em Santa Catarina. Para isso, serão utilizados como material biológico alevinos de espécies de jundiá Rhamdia quelen ou carpa Cyprinus carpio, peixes reconhecidamente bastante suscetíveis ao parasito. Pretende-se, ao longo de 24 meses: extrair e caracterizar os compostos biologicamente ativos de P. taeda; determinar a concentração letal mediana (CL50, 96 h) do pinho em alevinos; proceder ao teste de imobilização in vitro para as formas larvais de L. cyprinacea; avaliar a eficácia do banho em água contendo a resina e acícula (disponibilizadas na forma do seu óleo essencial nanoemulsionado; todos os ensaios serão realizados assincronicamente) do pinheiro P. taeda como agente com ação terapêutica em alevinos de peixes parasitados por L. cyprinacea e, por fim, investigar a influência de dieta suplementada com óleo essencial de P. taeda nanoemulsionado em diferentes concentrações frente à parasitose por L. cyprinacea. A partir disso, pretende-se disponibilizar informações sobre o potencial do uso do pinho como fitoterápico em pisciculturas por meio da publicação de, pelo menos, um artigo científico e dois resumos em congresso nacional, além de um folder técnico para difundir o conhecimento adquirido.

Líder: Haluko Massago

Período de execução: 01/12/2017 a 30/11/2019

Atividade: Piscicultura

O lambari do rabo amarelo Astyanax bimaculatus é apreciado para consumo com demanda crescente, porém é recente as pesquisas em relação a seu cultivo. O objetivo do trabalho é formular dietas práticas para esta espécie. Será formulado seis dietas fareladas com 20% a 40% de proteína bruta e energia digestível na faixa de 2700 a 3000 kcal/kg dieta, as quais serão fornecidas à juvenis de lambari cultivados em laboratório, durante 60 dias. Após, serão avaliados o desempenho zootécnico e rendimento de carcaça do lambari. Posteriormente, a dieta escolhida será comparada com dieta comercial no cultivo em viveiro escavado.

Líder: Bruno Corrêa da Silva

Período de execução: 01/10/2016 a 21/12/2018

Atividade: Piscicultura

A tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, destaca-se como o peixe de maior potencial para a aquicultura continental. Esta espécie foi responsável em 2014 por 67,4% da produção catarinense de peixes cultivados. Contudo, são necessários alguns ajustes em nas dietas comerciais, otimizando a produção, visto que o custo com ração representa aproximadamente 70% do custo de produção final. Sendo assim, o objetivo deste projeto é analisar a qualidade das dietas comerciais mais comercializadas em Santa Catarina e avaliar o desempenho de tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, da linhagem Gift, alimentadas com estas dietas. As dietas comerciais serão avaliadas quanto a suas características físicas e químicas. Quanto às características físicas, será avaliado de cada dieta o tamanho do pélete, densidade, flutuabilidade e estabilidade do pélete em água. Além disso, serão realizadas as seguintes análises químicas: composição centesimal, energia bruta, perfil de aminoácidos e ácidos graxos. Trezentas tilápias Gift de aproximadamente 100 g, serão distribuídos em 15 unidades experimentais de 500 L (20 peixes por unidade). Os animais serão alimentados em triplicada, por cinco dietas comerciais. A alimentação será realizada três vezes ao dia, e a quantidade de ração fornecida de acordo com a tabela de alimentação. Semanalmente será realizado biometrias para ajuste da dieta. Diariamente será mensurado das unidades experimentais oxigênio dissolvido e temperatura da água, e semanalmente será mensurado pH, amônia total, nitrito e alcalinidade. Após 90 dias de cultivo os animais serão despescados para avaliar os seguintes parâmetros zootécnicos: peso final, ganho de peso diário, sobrevivência, eficiência alimentar, produtividade, retenção proteica. Além disso, cinco animais por unidade experimental serão amostrados e eviscerados, para mensurar a porcentagem de gordura visceral, peso de filé e rendimento de filé. Com este estudo espera-se obter dados de crescimento e rendimento de carcaça de tilápias alimentadas com as principais rações comerciais comercializadas em Santa Catarina. Também será possível relacionar o desempenho produtivo da tilápia com a qualidade da ração.

Líder: Hilton Amaral Júnior

Período de execução: 01/12/2017 a 30/11/2018

Atividade: Piscicultura

A piscicultura no estado de Santa Catarina está baseada no cultivo de espécies exóticas como as carpas: comum e chinesas, trutas e a tilápia do Nilo. Isto ocorre principalmente pela falta de tecnologias para cultivo de espécies nativas. A única espécie nativa para a região sul do Brasil e que possui atualmente, tecnologias de cultivo definidas e protocolos que melhoram o desempenho produtivo é o jundiá Rhamdia quelen. O conhecimento mais aprofundado de técnicas de controle da sexualidade de peixes nativos é um passo importante para inserir essas novas tecnologias e incentivar os cultivos. O lambari Astyanax sp. Espécie nativa brasileira e muito presente nas águas da região sul do País, vem despontando como uma espécie promissora para a piscicultura comercial e já com uma demanda bastante grande, principalmente pelo mercado de bares, restaurantes e peixarias. Isto se deve, não só pelo seu rápido crescimento e conclusão de ciclo de cultivo em média de 100 dias, como também pelo seu excelente rendimento de carne e facilidade reprodutiva. Este projeto terá como objetivo principal; analisar comparativamente diferentes estágios de desenvolvimento larval, submetidos a banhos de imersão com hormônio 17β-estradiol na produção de monosexo, gerando um protocolo para feminilização de lambari Astyanax altiparanae. Serão selecionadas 900 larvas para cada uma das diferentes fases ontogênicas: 1, 3, 5, e 7 DPE (dias pós-eclosão) do Lambarí. Os banhos de imersão serão realizados com 3 mg/L de 17β-estradiol por 36h em tanques de 30 litros de água. Passado este período, o nível de água nos tanques e a renovação retornarão ao normal (100 litros). A partir dos resultados obtidos, será sugerido um protocolo para utilização na produção de monosexo da espécie.

ESTATÍSTICAS

AtividadeAnoAutorTítulo
Aquicultura2020GIEHL, A.L.; NOVAES, A.L.T.; FELICIANO, A.M.; SILVA, F.M.; ALVES, J.R.; TORESAN, L.; SOUZA, R.V.; GOULART JÚNIOR, R.; MARCONDES, T.Números da Agropecuária Catarinense – 2020. Florianópolis: Epagri, 2020. 64 p. (Documento, 313).

Acesse
Maricultura2018Santos, A.A.; Della Giustina, E.G.Síntese informativa da maricultura 2017

Acesse
Piscicultura2017Silva, B.C.; Silva, F.M.Desempenho da piscicultura catarinense 2016

Acesse
Maricultura2017Santos, A.A.; Marchiori, N,.C.; Della Giustina E.G.Síntese informativa da maricultura 2016, Florianópolis, p. 164-166, 2017.

Acesse
Piscicultura2017Silva, B.C.; Della Giustina, E.G.; Marchiori, N.C.; Massago, H.; Silva, F.M. Desempenho produtivo da piscicultura catarinense – 2015

Acesse
Piscicultura2015Silveira, S.S.; Silva, S.M.; Novaes, A.L.T.; Santos, A.A.Desempenho produtivo da piscicultura catarinense – 2014

Acesse
Maricultura2015Santos, A.A.; Costa, S.W.Síntese informativa da maricultura – 2014

Acesse
Maricultura2014Costa, S.W.; Santos, A.A.Síntese da maricultura – 2013

Acesse
Maricultura2013Santos, A.A.; Novaes, A.L.T.; Silva, F.M.; Souza, R.V.; Costa, S.W.; Guzenski, J.Síntese informativa da maricultura – 2012.

Acesse
Maricultura2012Santos, A.A.; Novaes, A.L.T.; Silva, F.M.; Souza, R.V.; Costa, S.W.Síntese informativa da maricultura – 2011

Acesse
Maricultura2011Santos, A.A.; Novaes, A.L.T.; Silva, F.M.; Rupp, G.S.; Souza, R.V.; Costa, S.W.Síntese informativa da maricultura – 2010

Acesse
Maricultura2010Santos, A.A.; Novaes, A.L.T.; Silva, F.M.; Rupp, G.S.; Souza, R.V.; Mello, G.L.; Costa, S.W.Síntese informativa da maricultura – 2009

Acesse
Maricultura2009Santos, A.A.; Novaes, A.L.T.; Muller, F.; Rupp, G.S.; Ventura, R.Síntese informativa da maricultura – 2008

Acesse
Maricultura2008Santos, A.A.Informativo da maricultura em Florianópolis – 2007

Acesse

PUBLICAÇÕES

AtividadeAnoAutorTítulo
Piscicultura1989Amaral Junior, H. Lages um potencial. Correio Lageano, Lages, p. 1-1,

Acesse
Ranicultura1987Amaral Junior, H. Ranicultura: Uma prática ainda nova. Correio Lageano, Lages, p. 1-1,

Acesse

AtividadeAnoAutorTítulo
Maricultura2019Pahor-Filho, E.; Klosterhoff, M.; Marchiori, N.C.; Vianna, R.T.; Pereira Jr., J. Histological changes caused by Ligophorus uruguayense (Monogenoidea) in reared mullet Mugil liza. In: Aguilera, J.G.; Zuffo, A.M.; Ciências Agrárias: Campo Promissor em Pesquisa 3. Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2019. p. 76 – 84.

Acesse
Piscicultura2019Tancredo, K.R.; Jerônimo, G.T.; Serra, B.N.V.; Cardoso, L.; Marchiori, N.C.; Martins, M.L.Técnicas para coleta de ovos e observação do desenvolvimento larval de Monogenea, Nematoda, e Acanthocephala in vitro. In: Paiva, M.J.T.R.; Takemoto, R.M.; Lizama, M.L.A.; Perazzolo, L.M.; Rosa, R.D. Biotecnologia e Sanidade de Organismos Aquáticos. Maringá, PR: ABRAPOA, 2019. p. 271 – 292.

Acesse
Maricultura2019Hayashi, L.; SAntos, A.A.Sugestão de critérios para o monitoramento ambiental de macroalgas. In: Sampaio, F.G.; Silva, C.M.; Torigoi, R.H.; Mignani, L.; Packer, A.P.C.; Manzatto, C.V.; Silva, J.L. Estratégias de monitoramento ambiental da Aquicultura em Águas da União. São Paulo: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo, 2019. p. 86 – 87.

Acesse
Maricultura2019Souza, R.V.; Novaes, A.L.T.; Santos, A.A.Análises de metais e pesticidas em moluscos bivalves produzidos em Santa Catarina. In: Sampaio, F.G.; Silva, C.M.; Torigoi, R.H.; Mignani, L.; Packer, A.P.C.; Manzatto, C.V.; Silva, J.L. Estratégias de Monitoramento Ambiental da Aquicultura: Portfólio de Resultados do Monitoramento Ambiental da Aquicultura em Águas da União. São Paulo: Instituto de Pesca, 2019. p. 70-71.

Acesse
Maricultura2019Souza, R.V.; Garbossa, L.H.P.Estudos dos impactos da poluição fecal originária das cidades sobre os cultivos de moluscos bivalves. In: Sampaio, F.G.; Silva, C.M.; Torigoi, R.H.; Mignani, L.; Packer, A.P.C.; Manzatto, C.V.; Silva, J.L. Estratégias de Monitoramento Ambiental da Aquicultura: Portfólio de Resultados do Monitoramento Ambiental da Aquicultura em Águas da União. São Paulo: Instituto de Pesca, 2019. p. 68-69.

Acesse
Piscicultura2017Martins, M.L.; Mouriño, J.L.P.; Chagas, E.C.; Silva, B.C.; Fujimoto, R.T.; Pádua, S.B.
Ectoparasitários na Aquicultura. In: Baldisserotto, B.; Gomes, L.C.; Heinzmann, B.M.; Cunha, M.A. Farmacologia aplicada à Aquicultura. Santa Maria, RS: UFSM, 2017. p. 127-181.

Acesse

Piscicultura2017Jesus, G.A.F.; Mouriño, J.L.P.; Vieira, F.N.; Silva, B.C.; Martins, M.L.; Jatobá, A.
Probióticos na piscicultura. In: Pereira, G.R.; Pires, H. da S.; Ferreira, L.S.B.P.; Kangerski, K.W. Piscicultura continental com enfoque agroecológico. Gaspar, SC: IFSC, 2017. p. 64-94.

Acesse
Piscicultura2017Mouriño, J.L.P.; Martins, M. L.; Silva, B.C.; Pereira, G.V.; Tancredo, K.R. 
Vacinas para peixes. In: Baldisserotto, B.; Gomes, L.C.; Heinzmann, B.M.; Cunha, M.A. Farmacologia aplicada a Aquicultura. Santa Maria, RS: UFSM, 2017. p. 323-374.

Acesse
Maricultura2016Rupp, G.S.; Parsons, G. J.Aquaculture of the Scallop Nodipecten nodosus in Brazil. In: SANDRA E. SHUMWAY and G. JAY PARSONS, editors, Scallops: Biology, Ecology, Aquaculture and Fisheries. 3Ed. Oxford: Elsevier Science, 2016, pp. 999-1018. ISBN: 978-0-444-62710-0

Acesse

Piscicultura2016Liebl, F.; Amaral Júnior, H.; Garcia, S. 
Produção de juvenis de cascudo Pterygoplichthys pardalis, em tanques escavados no estado de Santa Catarina. In: Pereira, G.R.; Pires, H.S.; Ferreira, L.S.B.P.; Kangerski, K.W. Piscicultura Continental com Enfoque Agroecológico. Gaspar: IFSC, 2016. p. 179-206.

Acesse

Ranicultura2016Marchiori, N.C.; Martins, M.L.
Sobre a relação hospedeiro-patógeno-ambiente. In: Martins, M.L., Marchiori, N.C., Mouriño, J.L.P., Silva, E., Dotta, G. Sanidade na Ranicultura. Florianópolis: FGV Editora, 2016. p. 38-42.

Acesse
Ranicultura2016Mouriño, J.L.P.; Marchiori, N.C.; Martins, M.L. 
Aspectos Nutricionais na Ranicultura. In: Martins, M.L., Marchiori, N.C., Mouriño, J.L.P.; Silva, E.; Dotta, G. Sanidade na Ranicultura. Florianópolis: FGV Editora, 2016. p. 11-18.

Acesse
Piscicultura2016Bonazzi, B.; Garcia, S.; Amaral Júnior, H.
Planctóns Chlorella minutissima e Daphnia magna como única fonte alimentar de carpá Cyprinus carpio e tilapia Oreochromis niloticus. In: Pereira, G.R.; Pires, H.S.; Ferreira, L.S.B.P.; Kangerski, K.W. Piscicultura continental com enfoque Agroecológico. Gaspar: IFSC, 2016. p. 228-259.

Acesse
Ranicultura2016Silva, E.; Ribeiro, D.V.; Marchiori, N.C.; Martins, M.L.Doenças parasitárias em rãs. In: Martins, M.L., Marchiori, N.C., Mouriño, J.L.P., Silva, E., Dotta, G. Martins, M.L., Marchiori, N.C., Mouriño, J.L.P., Silva, E., Dotta, G. Sanidade na Ranicultura. Florianópolis: FGV Editora, 2016. p. 68-79. ISBN 978-85-328-0744-1.

Acesse

Piscicultura 2016Martins, M.L.; Koerich, G.; Saynovich, N.; Marchiori, N.C.; Figueredo, L.G.U.; Butzke, T.R.; Ambrosini, M.F. 
Manejo Sanitário na Ranicultura. In: Martins, M.L., Marchiori, N.C., Mouriño, J.L.P., Silva, E., Dotta, G. Sanidade na Ranicultura. Florianópolis: FGV Editora, 2016. p. 19-29.

Acesse
Piscicultura2016Silva, B.C.; Vieira, F.N.; Mouriño, J.L.P.; Seiffert, W.Q.; Bolivar, N.; Martins, M.L.
Ácidos  e  sais  orgânicos  na  aquicultura:  seus  efeitos  na nutrição e saúde de organismos aquáticos. In: Tavares-Dias, M.; Mariano, W.S. Aquicultura no Brasil: Novas pespectivas – produção e Reprodução de Organismos Aquáticos. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2015. p. 579-599. v. 2.

Acesse
Ranicultura2015Pereira, S.A.; Marchiori, N.C.; Jerônimo, G.T.; Mouriño, J.L.P.; Martins, M.L.
Sanidade e perspectivas para Ranicultura. In: M. Tavares-Dias; Mariano, W.S. Aquicultura no Brasil: novas perspectivas – aspectos Biológicos, Fisiológicos e Sanitários de Organismos Aquáticos. São Carlos, São Paulo: Pedro & João Editores, 2015. p. 263-282. v. 1. ISBN 9788579932717.

Acesse
Piscicultura2013Garcia, S.; Amaral Júnior, H.; Souto, L.I.M.; Warmling, P.F.; Silva, N.R.; Bernardes Júnior, J.J. 
Cultivo mono sexo de jundiá Rhamdia quelen. In: Amaral Junior, H.; Garcia, S. O jundiá Rhamdia quelen: relatos de avanços no cultivo do peixe de água doce nativo mais promissor da região sul do Brasil .. Camboriú – SC : Delta REDEJUNDI REPENSACNPQFAPESC, 2013. p. 32-41. ISBN 978-85-915537-0-9.

Acesse
Piscicultura2008Amaral Júnior, H.; Nunes, M.F.S.; Garcia, S. 
Protocolo de feminilização para o jundia Rhamdia quelen. In: Cyrino, J.E.P.; Furuya, W.M.; Ribeiro, R.P.; Scorvo Filho, J.D. Tópicos especiais em biologia aquática e aquicultura III. Jaboticabal: Aquabio, 2008. p. 169-175. v. 1. ISBN 978-85-60190-02-7.

Acesse
Maricultura2011Guzenski, J.A ocorrência de inundações na baixada do Massiambu: Causas e consequências ao cultivo de moluscos no município de Palhoça. In: DIAS, V.L.N.; PET Geografia UDESC (Orgs.). Cadernos do Observatório Geográfico da Grande Florianópolis do PET Geografia UDESC. Florianópolis, SC: Insular, 2011. p. 121-129. v. 1. ISBN 978-85-7474-648-7.

Acesse
Piscicultura2004Tamassia, S.T J.; Graeff, A.; Schappo, C.L.; Appel, H.B.; Amaral Júnior, H.; Casaca, J.M.; Kniess, V.; Tmazelli Júnior, O. 
Ciprinicultura: modelo de Santa Catarina. In: CYRINO, J. E. P. et al. Topicos especiais em piscicultura de água doce tropical intensiva. São Paulo: TecArt, 2004. p. 267-308. v. 1.

Acesse

AtividadeAnoAutorTítulo
Cartilha2020SOUZA, R.V.; SESTERHENN, P.; COSTA, S.W.; NOVAES, A.L.T.; CARMO, D.C.Esclarecimentos sobre proposta de legislação apresentada ao setor produtivo de moluscos em reunião no dia 25 de maio de 2020

Acesse
Cartilha2020MARCHIORI, N.C.; MASSAGO, H.; SILVA, B.C.
Como monitorar e manejar a qualidade de água em viveiros de criação de tilápia

Acesse

AtividadeAnoAutorTítulo
Maricultura2020Santos, A.A.Macroalga Kappaphycus alvarezii: Uma nova opção de renda

Acesse
Piscicultura2020SILVA, B.C.; MASSAGO, H.; MARCHIORI, N.C.; MARIGUELE, K.H.; PEREIRA, A.GIFT-Epagri Tilápia SC03

Acesse
Piscicultura2019AMARAL JR., H.Inversão Sexual do Lambari. Estratégia de aumento produtivo para a espécie

Acesse
Maricultura2019Souza, R.V.; Novaes, A.L.T.; Garbossa, L.H.P.; Rupp, G.S.Suporte para perfilador de correntes acústico Doppler (ADCP)

Acesse
Piscicultura2018Massago, H.; Silva, B.C.; Marchiori, N.C.Desinfecção de viveiros de piscicultura

Acesse
Piscicultura2018Silva, B.C.; Marchiori, N.C.Importância do manejo alimentar na criação de tilápia

Acesse
Piscicultura2018Silva, B.C.Cuidados na produção de alevinos de tilápia em Santa Catarina

Acesse
Piscicultura2017Marchiori, N.C.; Amaral Junior, H.Tecnologia de produção – jundiá

Acesse
Piscicultura2017Marchiori, N.C.Sanidade em piscicultura: estratégias para combate e prevenção de doenças

Acesse
Piscicultura2017Marchiori, N.C.; Silva, F.M.Potencial zootécnico do cultivo comercial da tainha

Acesse
Maricultura2017Marchiori, N.C.; Novaes, A.L.T.Plataforma mecanizada para cultivo de mexilhões

Acesse
Maricultura2017Marchiori, N.C.; Guzenski, J.Monitoramento ambiental e gestão da maricultura

Acesse
Maricultura2017Marchiori, N.C.; Santos, A.A.Bases tecnológicas para o cultivo comercial de Kappaphycus alvarezii

Acesse
Maricultura2017Marchiori, N.C.; Suplicy, F.M.Assentamento remoto de sementes de mexilhão

Acesse
Piscicultura2017Marchiori, N.C.; Silva, B.C.Unidade de melhoramento genético de peixes (UMGEP)

Acesse
Maricultura2017Novaes, A.L.T.Desempenho operacional e ergonomia na colheita manual de mexilhões

Acesse
Maricultura2017Novaes, A.L.T.Plataforma autopropelida para cultivo de moluscos bivalves

Acesse
Maricultura2017Novaes, A.L.T.Sistema mecanizado para colheita de mexilhões

Acesse
Maricultura2012Souza, R.V.; Costa, S.W.Avaliação da atividade antimicrobiana de extratos vegetais contra a síndrome da mancha branca

Acesse
Piscicultura2012Souza, R.V.; Amaral Junior, H.Rede de pesquisa e tecnologia do jundiá Rhamdia quelen

Acesse
Maricultura2012Souza, R.V.; Amaral Junior, H.Desenvolvimento de sistemas de cultivo para robalo-peva

Acesse
Piscicultura2012Souza, R.V.; Appel, H.B.Melhoria genética dos reprodutores de tilápia de Santa Catarina

Acesse
Piscicultura2012Souza, R.V.; Amaral Junior, H.Cultivo de jundiás em monocultivo e bicultivo com tilapias

Acesse
Maricultura2012Souza, R.V.; Amaral Junior, H.Reprodução e engorda do robalo-flecha em água doce e em fazendas de carcinicultura marinha

Acesse
Maricultura2012Souza, R.V.; Costa, S.W.Análise de sustentabilidade dos cultivos de camarões marinhos

Acesse
Maricultura2012Souza, R.V.; Silva, F.M.Cultivo experimental do robalo-flecha em tanques-rede marinhos

Acesse
Maricultura2012Souza, R.V.; Novaes, A.L.T.Desenvolvimento de plataforma mecanizada para cultivo de mexilhões

Acesse
Piscicultura2012Souza, R.V.; Zamparette, A.S.Melhoria da competitividade da piscicultura do Vale do Braço do Norte

Acesse
Maricultura2012Souza, R.V.Controle higiênico-sanitário de moluscos bivalves

Acesse
Maricultura2012Souza, R.V.; Rupp, G.S.Padrões internacionais de qualidade sanitária na produção de ostras e mexilhões

Acesse
Piscicultura2012Souza, R.V.; Graeff, A.Otimização dos sistemas de produção de carpas no estados de Santa Catarina

Acesse
Maricultura2012Souza, R.V.; Santos, A.A.Cultivo de macroalgas em diferentes municípios do litoral Catarinense

Acesse
Piscicultura2012Casaca, J.M.; Souza, R.V.Intensificação ecológica da piscicultura: uma aproximação ecossistêmica

Acesse
Maricultura2012Souza, R.V.; Costa, S.W.Monitoramento do estado sanitário de camarões de cultivo

Acesse
Maricultura2012Souza, R.V.; Santos, A.A.Caracterização analítica e sensorial das ostras de Florianópolis

Acesse
Maricultura2012Souza, R.V.; Costa, S.W.Implantação e avaliação do cultivo de camarões em sistema biosseguro

Acesse
Maricultura2011Souza, R.V.; Rupp, G.S.; Vianna, L.F.N.; Garbossa, L.H.P.; Vans, A.; Novaes, A.L.T.Padrões internacionais de qualidade sanitária na produção de ostras e mexilhões

Acesse
Maricultura2010Souza, R.V.; Santos, A.A.Diga SIM ao comércio legal de ostras e mexilhões

Acesse
Maricultura2009Souza, R.V.; Santos, A.A.; Novaes, A.L.T.; Silva, F.M.Controle Higiênico e sanitário de moluscos bivalves no litoral de Santa Catarina

Acesse
   

AtividadeAnoAutorTítulo
Piscicultura2018Barroso, R.M.; Muñoz, A.E.P.; Tahim, E.F.; Webber, D.C.; Albuquerque Filho, A.C.; Pedrosa Filho, M.X.; Tenório, R.A.; Carmo, F.J.; Barreto, L.E.G.S.; Muehlmann, L.D.; Silva, F.M.; Hein, G. Diagnóstico da cadeia de valor da tilapicultura no Brasil. Brasília, DF: Embrapa, 2018. 181 p.

Acesse
Maricultura2017Suplicy, F.M.Cultivo de mexilhões: Sistema contínuo e mecanizado

Acesse
Ranicultura2016Martins, M.L; Marchiori, N.C.; Mouriño, J.L.P.; Silva, E.; Dotta, G.Sanidade em ranicultura

Acesse
Piscicultura2015Amaral Junior, H.; Garcia, S.; Warmling, P.F.; Silva, B.C.; Marchiori, N.C.Assim cultivamos o jundiá Rhamdia quelen no estado de Santa Catarina: Formalização de metodologias no cultivo do peixe de água doce nativo mais promissor da região sul do Brasil

Acesse
Piscicultura2013Amaral Junior, H.; Gardia, S.O jundiá Rhamdia quelen : relatos de avanços no cultivo do peixe de água doce mais promissor da região sul do Brasil

Acesse

AtividadeAnoAutorTítulo
Maricultura2020GIEHL, A.L.; NOVAES, A.L.T.; FELICIANO, A.M.; SILVA, F.M.; ALVES, J.R.; TORESAN, L.; SOUZA, R.V.; GOULART JÚNIOR, R.; MARCONDES, T. Números da Agropecuária Catarinense – 2020. Florianópolis: Epagri, 2020. 64 p.

Acesse
Maricultura2020SOUZA, R.V.; NOVAES, A.L.T. Alternativas para comercialização de moluscos bivalves seguindo a legislação. Florianópolis: Epagri, 2020. 28 p.

Acesse
Maricultura2019SUPLICY, F.M.Plano estratégico para o desenvolvimento sustentável da maricultura

Acesse

Maricultura2018Suplicy, F.M.Densidade e produtividade no cultivo de mexilhões

Acesse
Piscicultura 2017Silva, B.C.; Della Giustina, E.G.D.; Marchiori, N.C.; Massago, H.; Silva, F.M.Desempenho produtivo da piscicultura catarinense em 2015.. Florianópolis: Epagri, 2017. 17 p. (Documento, 268).

Acesse
Maricultura2016Souza, R.V.; Novaes, A.L.T. 
Boas práticas ambientais para o cultivo de moluscos.. Florianópolis: Epagri, 2016. 25 p. (Boletim Didático, 129).

Acesse
Maricultura2016Novaes, A.L.T.; Souza, R.V.; Giustina, E.G.D. 
Métodos para obtenção de sementes de mexilhões alternativos à retirada de bancos naturais. Florianópolis: Epagri, 2016. 45 p. (Boletim Didático, 116).

Acesse
Maricultura2014Gabossa, L. H. P.; Souza, R. V; Vianna, L. S.; Vanz, A.; Rupp, G. S.Moluscos bivalves-Metodologia utilizada no Inquérito Sanitário das baías da Grande Florianópolis

Acesse
Maricultura2014Novaes, A.L.T.; Souza, R.V.; Suplicy, F.M. 
Moluscos Bivalves – Diretrizes para a ocupação de áreas aquícolas em Santa Catarina. Florianópolis: Epagri, 2014. 32 p. (Epagri. Boletim didático, 111).

Acesse
Maricultura2014Souza, R.V.; Rupp, G.S.; Campos, C.J.A.; Lee, R.Moluscos bivalves: medidas de controle microbiológico para atender às exigências da União Europeia. Florianópolis, SC: Epagri, 2014. 48 p. (Epagri. Documentos, 247).

Acesse
Maricultura2013Souza, R.V.; Petcov, H.F.D. 
 Comércio legal de moluscos bivalves. Florianópolis, SC: Epagri , 2013. 58 p. (Epagri. Boletim Didático, 95).

Acesse
Maricultura2010Souza, R.V.; Santos, A.A.; Novaes, A.L.T.; Silva, F.M.Ostras e mexilhões inspecionados. Florianópolis: Epagri, 2010. 21 p. (Boletim Didático, 88).

Acesse
Piscicultura 2008Graeff, A.; Segalin, C.A.; Pruner, E.N.; Amaral Junior, H.Produção de alevinos de jundiá (Rhamdia quelen). 2008. ed. Florianópolis, SC: Epagri, 2008. 34 p. (Boletim técnico, 140).

Acesse
Maricultura2003Costa, S.W.; Souza Filho, J.; Frigo, T.B.; Herzog, D.Custo de Produção do Camarão Marinho. 2003. ed. Florianópolis, SC: Instituto Cepa/SC, 2003. 24 p. (Cadernos de Indicadores Agrícolas, 1).

Acesse
Aquicultura1998Costa, S.W.; Grumann, A.; Neto, F.M.O.; Roczanski, M.Cadeias Produtivas do Estado de Santa Catarina: Aquicultura e Pesca. Florianópolis, SC: Epagri, 1998. 62 p. (Boletim Técnico, 97).

Acesse

AtividadeAnoAutorTítulo
Maricultura2019Santos, A. A.;Syracuse, N. M.;Hayashi, L.Avaliação dos sistemas de cultivo “linear” e “zig zag” da macroalga Kappaphycus alvarezii em Santa Catarina

Acesse
Maricultura2019Souza, R. V.;Younger, A. D.;Alves, M. T.;Campos, C. J. A.An investigation of how the classification status of shellfish production areas may be affected by the number of Escherichia coli results assessed

Acesse
Maricultura2019Rupp, G. S.;Mazon, H.;Marenzi, A. W. CCaptura y Comercialización de Holothuria grisea en la región Sur de Brasil

Acesse
Maricultura2019Guzenski, J.;Silva, F. C.Aspectos do cultivo em laboratório de berbigões Anomalocardia brasiliana no Sul do Brasil

Acesse
Piscicultura2019Silva, F.M.; Souza, R.V.Levantamento sobre os estabelecimentos de produção de alevinos, de abates de peixes e pesque-pagues no estado de Santa Catarina

Acesse
Piscicultura2019Silva, B.C.; Pereira, A.; Massago, H.; Marchiori, N.C.; Mariguele, K.H.Identificação de marcadores microssatélites associados à tolerância ao frio em tilápia-do-Nilo

Acesse
Piscicultura2019Silva, B.C.; Massago, H.; Marchiori, N.C.Tolerância ao frio e crescimento de tilápia-do-nilo linhagem GIFT-Epagri, selecionada para temperaturas sub-ótimas

Acesse
Piscicultura2019Massago, H.; Silva, B.C; Marchiori, N.C.Rendimento do lambari-do-rabo-amarelo por classe de peso e sexo

Acesse
Piscicultura2019Massago, H.; Silva, B.C; Marchiori, N.C.Dietas artesanais e comerciais para a engorda do lambari-do-rabo-amarelo Astyanax bimaculatus (Linnaeus, 1758) em viveiro escavado.

Acesse
Piscicultura2019Silva, B.C.; Massago, H.; Marchiori, N.C.Desempenho zootécnico de diferentes subpopulações de tilápia-do-nilo, GIFT-Epagri, em diferentes fases do cultivo em Santa Catarina

Acesse
Piscicultura2019Silva, B.C.; Pereira, A.; Massago, H.; Mariguele, K.H.Caracterização genética de gerações de tilápias submetidas à seleção individual

Acesse
Maricultura2019Garbossa, L.H.P.; Souza, R.V.; Fernandes, L.; Vanz, A.; Rupp, G.S.Water Renewal Time in Santa Catarina Island Bay, Brazil

Acesse
Maricultura2019Hayashi, L.; Novaes, A.L.T.; Santos, A.A.Preliminary performance assessment of Kappaphyccus alvarezii mechanical harvester prototype

Acesse
Maricultura2019Hayashi, L.; Ventura, T.F.B.; Bruzinga, C.P.; Silva, F.Z.; Santos, A.A.; Simioni, C.The use of carbon dioxide followed by irradiance increment as a strategy to improve the cultivation of the red seaweed Kappaphyccus alvarezii in tanks

Acesse
Maricultura2019Guzenski, J.; Silva, F.C.Aspectos do cultivo em laboratório de berbigões Anomalocardia brasiliana no sul do Brasil

Acesse
Maricultura2019Rupp, G.S.; Mazon, H.; Marenzi, A.W.C.Captura y comercialización de Holothuria grisea en la región Sur de Brasil

Acesse
Piscicultura2019Furtado, W.E.; Cardoso, L., Marchiori, N.C.; Martins, M.L.Alterações histológicas em tegumento de jundiás Rhamdia quelen (Quoy & Gaimard, 1824) intensamente parasitados por Lernaea cyprinacea Linnaeus, 1758 (Copepoda, Lernaeidae)

Acesse
Maricultura2019Souza, R.V.; Younger, A.D.; Alves, M.T.; Campos, C.J.A.An investigation of how the classification status of shellfish production areas may be affected by the number of Escherichia coli results assessed

Acesse
Maricultura2019Souza, R.V.Aplicativo web para previsão de riscos microbiológicos em águas utilizadas para o cultivo de moluscos na costa de Santa Catarina

Acesse
Maricultura2019Rupp, G.S.Scallop aquaculture in Brazil revisited

Acesse
Piscicultura2018Loureiro, B.R.; Silva, F.M.; Nuñer, A.P.O.O cadastro ambiental rural (CAR) como ferramenta de planejamento ambiental nas pisciculturas continentais de Santa Catarina

Acesse
Piscicultura2018Amaral Junior, H.; Andrade, F.; Valença, A.R.; Garcia, S.Fechamento da fenda abdominal do lambari-do-rab-amarelo Astyanax lacustris (Characiformes: Characidae)

Acesse
Piscicultura2018Amaral Junior, H.; Andrade, F.; Valença, A.R.; Garcia, S.Estratégias alimentares na larvicultura do lambari-do-rabo-amarelo Astyanax lacustris (Characiformes: Characidae)

Acesse
Piscicultura2018Amaral Junior, H.; Garcia, S.Restrição alimentar como estratégia no desempenho produtivo de juvenis de jundiá Rhamdia quelen

Acesse
Piscicultura2018Furtado, W.E.; Marchiori, N.C.; Martins, M.L.Antiparasitic potential of Biogermex against copepodid stages of Lernaea cyprinacea: MIC test

Acesse
Piscicultura2018Furtado, W.E.; Tancredo, K.R.; Cardoso, L.; Marchiori, N.C.; Martins, M.L.Caracterização morfológica de Lernaea cyprinacea Linnaeus, 1758 coletado de jundiá Rhamdia quelen (Quoy & Gaimard) naturalmente infectados

Acesse
Piscicultura2018Furtado, W.E.; Figueiredo, A.B.; Marchiori, N.C.; Martins, M.L.Parâmetros hematológicos de jundiás Rhamdia quelen (Quoy & Gaimard, 1824) intensamente parasitados por Lernaea cyprinacea Linnaeus, 1758

Acesse
Piscicultura2018Silva, B.C.; Weber, A.; Marchiori, N.C.; Massago, H.Características físicas de rações comerciais para tilápia-do-nilo

Acesse
Piscicultura2018Marchiori, N.C.; Furtado, W.E.; Bertoldi, F.C.; Silva, B.C.; Massago, H.; Martins, M.L.Potencial antiparasitário das nanoemulsões de óleos essenciais de acícula e resina de Pinus sp. nos estágios larvais de Lernaea cyprinacea (Copepoda, Lernaeidae)

Acesse
Piscicultura2018Furtado, W.E.; Lehmann, N.B.; Medeiros, P. B.; Cardoso, L.; Marchiori, N.C.; Massago, H.; Silva, B.C.; Bertoldi, F.C.; Martins, M.L.Avaliação da concentração letal mediana (CL50, 96 h) de nanoemulsão de óleo essencial de acículas de Pinus sp. Em alevinos de jundiá Rhamdia quelen (Quoy & Gaimard, 1824)

Acesse
Piscicultura2018Massago, H.; Marchiori, N.C.; Silva, B.C.Crescimento de tilápia-do-nilo na fase de recria selecionada para temperaturas sub-ótimas

Acesse
Piscicultura2018Garbossa, L.H.P.; Novaes, A.L.T.; Lapa, K.R.Automação de baixo custo em viveiros experimentais de piscicultura

Acesse
Maricultura2018Novaes, A.L.T.; Magalhães, A.R.M.; Andrade, G.J.P.O.; Alonso, A.S.Desempenho operacional e ergonomia na colheita de manual de mexilhoes cultivados

Acesse
Maricultura2018Novaes, A.L.T.; Magalhães, A.R.M.Desenvolvimento de um sistema mecanizado de colheita de mexilhões

Acesse
Piscicultura2018Silva, B.C.; Marchiori, N.C.; Massago, H.Relação do perfil químico de dietas comerciais no desempenho de tilápia-do-nilo

Acesse
Piscicultura2018Massago, H.; Silva, B.C.; Marchiori, N.C.Níveis de proteína em dietas práticas para a engorda do lambari-do-rabo-amarelo

Acesse
Maricultura2018Souza, R.V.; Campos, C.J.A.; Garbossa, L.H.P.; Seiffert, W.Q.Desenvolvimento, validação e aplicação de modelo de regressão para prever concentrações de organismos indicadores fecais em águas utilizadas para malacocultura.

Acesse
Piscicultura2018Bertoldi, F.C.; Marchiori, N.C.; Furtado, W.; Almeida, A.R.; Maciel, M.V.O.B.; Barreto, P.L.M. 
Caracterização química de óleo essencial extraído da acícula de Pinus taeda cultivado em Santa Catarina. In: CONGRESSO ÓLEOS E GORDURAS, 3, 2018, Campinas. Resumos. Campinas: SBOG, 2018. p. 64-64.

Acesse

Piscicultura2018Bertoldi, F.C.; Marchiori, N.C.; Furtado, W.; Almeira, A.R.; Vinicius, M.; Barreto, P.L.M. 
Nanoemulsão de óleo essencial de acícula de Pinus taeda L.. In: CONGRESSO ÓLEOS E GORDURAS, 3, 2018, Campinas. Resumos. Campinas: SBOG, 2018. p. 36-36.

Acesse
Piscicultura2017Tancredo, K.R.; Marchiori, N.C.; Martins, M.L. 
Morphometric and scanning electron microscopy of Dactylogyrus minutus Kulwièc, 1927 (Monogenea: Dactylogyridae) from the Cyprinus carpio var. koi. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON MONOGENEA, 8, 2017, Brno, Czech Republic. Abstracts. Brno, Czech Republic: International Symposium on Monogenea

Acesse

Maricultura2017Guzenski, J. 
Avaliação temporal de risco para o cultivo de moluscos em Santa Catarina. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE CIÊNCIAS DO MAR, 17, 2017, Balneário Camboriú. Resumos… Balneário Camboriú: ALICMAR, 2017. p. 1689-1690.

Acesse
Maricultura2017Souza, R.V.; Garbossa, L.H.P.; Campos, C.; Seiffert, W.Optimising models to predict faecal pollution in shellfish harvesting areas based on geographical and climatic parameters. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON MOLLUSCAN SHELLFISH SAFETY, 11, 2017, Galway, Irlanda. Abstracts… Galway, Irlanda: Proceedings of ICMSS 2017, 2017.

Acesse
Maricultura2017Suplicy, F.M. Avaliação do efeito da densidade de cultivo na produtividade do mexilhão Perna perna. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PESCA, 20, 2017, Florianópolis. Resumos… Recife: Federação Nacional dos Engenheiros de Pesca do Brasil, 2017.

Acesse
Piscicultura2017Massago H.; Silva, B.C.; Silva, F.M.; Amaral Júnior, H.; Marchiori, N.C.; Silva, T.M.
Concentração letal de hipoclorito de cálcio e dicloroisocianurato de sódio em diferentes espécies de peixes juvenis. In: CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PESCA, 20, 2017, Florianópolis. Resumos. Florianópolis: FAEP-BR, p. 512

Acesse
Piscicultura2017Tancredo, K.R.; Marchiori, N.C.; Pereira, S.A.; Martins, M.L.Minimum inhibitory concentration (MIC-test) of formalin for Dactylogyrus minutus Kulwièc, 1927 (Monogenea: Dactylogyridae): in vitro test. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON MONOGENEA, 8, 2017, Brno, Czech Republic. Abstracts. Brno, Czech Republic: European Centre of Ichthyoparasitology. p. 95-95.

Acesse
Piscicultura2017Silva, B.C.; Marchiori, N.C.; Garcia, S.; Massago, H.Avaliação do ganho fenotípico de tilápias após uma geração de seleção individual para peso final em viveiros escavados. In: FEIRA NACIONAL DO CAMARÃO, 14, 2017, Natal, RN. Resumos. Natal, RN: FENACAM

Acesse
Piscicultura2017Tancredo, K.R.; Marchiori, N.C.; Furtado, W.E.; Martins, M.L.Prevalence of monogenean species in Oreochromis niloticus from southern Brazil. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON MONOGENEA, 8, 2017, Brno, Czech Republic. Abstracts. Brno, Czech Republic: 8th International Symposium on Monogenea, 2017. p. 133-133.

Acesse
Piscicultura2017Silva, B.C.; Marchiori, N.C.; Garcia, S.; Silva, F.M. 
Medidas morfométricas de tilápia Gift submetidas a seleção individual. In: CONGRESSO BRASILEIRO AQUICULTURA E BIOLOGIA AQUÁTICA, 7, 2016, Belo Horizonte, Mg. Resumos. Belo Horizonte, MG: Aquciência, 2016.

Acesse
Maricultura2016Santos, A.A.; Novaes, A.L.T.; Hayashi, L.Flutuadores desenvolvidos para o cultivo da macroalga Kappaphycus alvarezii em Florianópolis, SC. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AQUICULTURA E BIOLOGIA AQUÁTICA, 7, 2016, Belo Horizonte. Resumos… Belo Horizonte: Aquaciencia 2016, 2016.

Acesse
Maricultura2016Hayashi, L.; Novaes, A.L.T.; Santos, A.A.Design and prototype of Kappaphycus alvarezii mechanical harvester. In: INTERNATIONAL SEAWEED SYMPOSIUM 2016, 22, 2016, Copenhagen, Denmark. Abstracts. Copenhagen, Denmark: Professional Conference Organizer for the 22nd International Seaweed Symposium: BDP, Denmark, 2016. p. 111-112.

Acesse
Maricultura2016Nagaoka, A.K.; Andrade, G.J.P.O.; Novaes, A.L.T.; Grudtner, G.H.; Carvalho, T.J.G.Ensaio de uma secadora para macroalga. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 45, 2016, Florianópolis, SC. Anais. Jaboticabal, SP: Associação Brasileira de Engenharia Agrícola, 2016. p. 1-4.

Acesse

Maricultura2016Guzenski, J. 
Vulnerabilidades socioambientais no cultivo de moluscos em Santa Catarina. In: CONGRESSO IBERO AMERICANO DE GESTÃO INTEGRADA DE ÁREAS LITORAIS, 2, 2016, Florianópolis,sc. Anais… Florianópolis: UFSC, 2016. p. 103-105.

Acesse

Maricultura2016Vianna, L.F.N.; Souza, R.V.; Garbossa, L.H.P.; Vanz, A.; Rupp, G.S. 
Caracterização do uso e ocupação da orla das Baías Norte e Sul, Santa Catarina (Brasil) através do método de inventário (shoreline survey). In: CONGRESSO IBERO AMERICANO DE GESTÃO INTEGRADA DE ÁREAS LITORAIS, 2, 2016, Florianópolis. Resumos. Florianópolis: GIAL, 2016.

Acesse

Maricultura2016Souza, R.V.; Vianna, L.F.N.; Garbossa, L.H.P.; Vanz, A.; Rupp, G.S. 
Caracterização de fontes de poluição hídrica em áreas com e sem rede de esgoto e em áreas com diferentes classes sociais da orla das Baías Norte e Sul, Santa Catarina (Brasil). In: CONGRESSO IBERO AMERICANO DE GESTÃO INTEGRADA DE ÁREAS LITORAIS, 2, 2016, Florianópolis. Resumos. Florianópolis: Ibermar, 2016.

Acesse

Maricultura2016Suplicy, F.M. Planning and management for sustainable coastal aquaculture development in Santa Catarina State, South Brazil. In: CONGRESSO IBERO AMERICANO DE GESTÃO INTEGRADA DE ÁREAS LITORAIS, 2, 2016, Florianópolis. Anais… Florianópolis: UFSC, 2016. p. 300-301.

Acesse
Piscicultura2016Marchiori, N.C.; Silva, B.C.; Silva, F.M.; Martins, M.L.Metacercárias de Clinostomum marginatum Rudolphi, 1819 (Digenea, Clinostomidae) em jundiá Rhamdia quelen cultivado em Santa Catarina, Brasil. In: SEMANA DE AQUICULTURA, 14, 2016, Florianiópolis. Resumos. Florianópolis: UFSC, 2016. p. 32.

Acesse
Piscicultura2016Yamashita, M.; Jesus, G.F.A.; Ferrarezi, J.V.; Pereira, S.A.; Silva, B.C.; Martins, M.L.; Mouriño, J.L.P.
Isolamento de bactérias ácido-láticas do trato intestinal de jundiás, Rhamdia quelen. In: SEMANA DE AQUICULTURA, 14, 2016, Florianópolis. Resumos. Florianópolis: UFSC. p. 65.

Acesse

Piscicultura2016Marchiori, N.C.; Silva, F.M.; Martins, M.L.; Garcia, S.; Amaral Júnior, H.; Silva, B. C. 
 Eficácia do peróxido de hidrogênio e dióxido de cloro no combate ao Ichthyophthirius multifiliis (Protozoa, Ciliophora). In: ENCONTRO BRASILEIRO DE PATOLOGISTAS DE ORGANISMOS AQUÁTICOS, 14, 2016, Florianópolis. Resumos. São Paulo: Abrapoa, 2016.

Acesse
Piscicultura2016Tancredo, K.R.; Martins, M.L.; Cabral, K.G.; Silva, B.C.; Marchiori, N.C.Ensaio de imobilização in vitro de terontes de Ichthyophthirius multifiliis (Ictio) pelo Kilol®-L. In: CONGRESSO BRASILEIRO AQUICULTURA E BIOLOGIA AQUÁTICA, 7, 2016, Belo Horizonte. Resumos. Jaboticabal: Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática.

Acesse
Piscicultura2016Steckert, L.D.; Garcia, S.; Amaral Júnior, H.; Martins, M.L.; Silva, B.C.; Marchiori, N.C.
Avaliação da concentração letal mediana (CL50, 96h) do cloreto de sódio em alevinos de jundiá Rhamdia quelen. In: CONGRESSO BRASILEIRO AQUICULTURA E BIOLOGIA AQUÁTICA, 7, 2016, Belo Horizonte. Resumos. Belo Horizonte, MG: Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática, 2016.

Acesse
Piscicultura2016Marchiori, N.C.; Corrêa, A.F.; Massago, H.; Oliveira, L.; Martins, M.L.; Ssilva, B.C. 
Potencial da zeólita como removedor natural de amônia com vistas à sua aplicabilidade no transporte de peixes. In: SEMANA DE AQUICULTURA, 14, 2016, Florianópolis, Sc. Resumos. Florianópolis, SC: UFSC. p. 31.

Acesse
Maricultura2016Furtado, W.; Magnotti, C.; Carvalho, C.; Pedrotti, F.S.; Tancredo, K.R.; Cerqueira, V.R.; Marchiori, N.C.; Silva, F.M.; Martins, M.L.Avaliação comparativa de Acanthocollaritrema umbilicatum (Digenea, Acanthocollaritrematidae), parasito de robalo Centropomus undecimalis, em diferentes sistemas de cultivo. In: CONGRESSO BRASILEIRO AQUICULTURA E BIOLOGIA AQUÁTICA, 7, 2016, Belo Horizonte, Mg. Resumos. Belo Horizonte, MG: Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática.

Acesse

Piscicultura2016Jerônimo, G.T.; Florindo, M.C.; Steckert, L.D.; Santos, M.A.; Marchiori, N.C.; Gonçalves, E.L.T.; Costa, G.A.; Jatobá, A.; Martins, M.L.
Assembleia de parasitos de peixes ornamentais dulcícolas cultivados no sul do Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AQUICULTURA E BIOLOGIA AQUÁTICA, 7, 2016, Belo Horizonte, Mg. Resumos. Jaboticabal: Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática.

Acesse
Piscicultura2016Silva, B.C.; Mariguele, K.H.; Pereira, A. 
Variabilidade genética de populações de tilápia do nilo em Santa Catarina usando um marcador associado à tolerância ao frio. In: SEMANA DE AQUICULTURA, 14, 2016, Florianópolis. Resumos. FLORIANÓPOLIS: UFSC. p. 56.

Acesse
Piscicultura2016Pereira, S.; Marchiori, N.C.; Silva, B.C.; Oliveira, H.; Ferreira, T.; Yamashita, M.; Jesus, G.F.A.; Cardoso, L.; Martins, M.L.; Mouriño, J.L.P. 
Atividade antimicrobiana do Biogermex contra cepas bacterianas potencialmente patogênicas para peixes cultivados. In: SEMANA DE AQUICULTURA, 14, 2016, Florianópolis, Sc. Resumos. Florianópolis: UFSC. p. 45.

Acesse
Piscicultura2016Furtado, W.; Magnotti, C.; Carvalho, C.; Pedrotti, F.; Cerqueira, V. R.; Marchiori, N.C.; Tancredo, K.R.; Silva, F.M.; Martins, M.L.Infestação por Rhabdosynochus rhabdosynochus Mizelle e Blatz, 1941 (Monogenoidea: Diplectanidae) em Centropomus undecimalis (Bloch, 1792) cultivados em Sambaqui, Florianópolis. In: SEMANA DE AQUICULTURA, 14, 2016, Florianópolis. Resumos. Florianópolis: UFSC. p. 16.

Acesse

Piscicultura2016Silva B.C.; Marchiori, N.C.; Silva, F.M.Correlações fenotípicas de tilápia do Nilo, linhagem Gift, cultivada em Santa Catarina . In: CONGRESSO BRASILEIRO AQUICULTURA E BIOLOGIA AQUÁTICA, 7, 2016, Belo Horizonte, Mg. Resumos. Belo Horizonte, MG: Aquaciência.

Acesse
Piscicultura2016Furtado, W.; Amaral Júnior, H.; Garcia, S.; Silva, F.M.; Silva, B.C.; Marchiori, N.C.
Avaliação da concentração letal mediana (CL 50, 96h) do peróxido de hidrogênio em alevinos de jundiá Rhamdia quelen. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE PATOLOGISTAS DE ORGANISMOS AQUÁTICOS, 14, 2016, Florianópolis. Resumos. São Paulo: Abrapoa.

Acesse
Piscicultura2016Marchiori, N.C.; Cabral, K.; Martins, M.L.; Garcia, S.; Amaral Júnior, H.; Silva, B.C.
Potencial do Kilol-L frente à ictiofitiríase em alevinos de jundiá Rhamdia quelen. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE PATOLOGISTAS DE ORGANISMOS AQUÁTICOS, 14, 2016, Florianópolis. Resumos. São Paulo: Abrapoa.

Acesse

Maricultura2016Silva, B.C.; Vieira, F.N.; Mouriño, J.L.P.; Jatobá, A.; Schleder, D.D.; Jesus, G.F.A.; Seiffert, W.Q. 
Suplementação dietética de butirato de sódio e polihidroxibutirato no desempenho do camarão branco do pacífico em sistema de bioflocos. In: SEMANA DE AQUICULTURA, 14, 2016, Florianópolis. Resumos. Florianópolis: UFSC. p. 58.

Acesse
Piscicultura2016Silva, B.C.; Pereira, A.; Mariguele, K.H. 
 Variabilidade genética com SSR de populações de tilápia do nilo da linhagem GIFT-Epagri. In: SEMANA DE AQUICULTURA, 14, 2016, Florianópolis. Resumos. Florianópolis: UFSC. p. 57.

Acesse
Maricultura2015Vanz, A.; Garbossa, L.H.P.; Fernandes, L.G.; Boll, M.G.; Souza, R.V.; Vianna, L.F.N.; Rupp, G.S. 
Efeitos de variáveis meteorológicas sobre o comportamento do nível do mar na Costa Catarinense, Brasil. In: CONGRESSO SOBRE PLANEAMENTO E GESTÃO DAS ZONAS COSTEIRAS DOS PAÍSES DE EXPRESSÃO PORTUGUESA, 8, 2015, Aveiro, Portugal. Anais. Portugal: APRH, 2015.

Acesse
Maricultura2015Suplicy, F.M. Essays on remote setting of mussel Perna perna spat. In: FEIRA NACIONAL DO CAMARÃO & LACQUA/SARA (WAS), 2015, Fortaleza. Resumos… Fortaleza: WAS/ABCC, 2015. p. 328.

Acesse

Piscicultura2015Gonçalves, E.L.T.; Tancredo, K.R.; Cristina, M.V.; Marchiori, N.C.; Sanches, E.G.; Martins, M.L. 
Infestation of Chaetodon striatus by a monogenean gill parasite (Monogenea: Polyopisthocotylea). In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON FISH PARASITES, 9, Valência. Abstracts. Valência: 9th International Symposium on Fish Parasites.

Acesse
Piscicultura2015Silva, B.C.; Marchiori, N.C.; Feller, E.; Oliveira, H.M.; Mouriño, J.L.
Atividade antibacteriana do Kilol-L contra patógenos de peixes. In: FEIRA NACIONAL DO CAMARÃO / LACQUA 2015, 2015, Fortaleza, Ce. Resumos. FORTALEZA, CE: FENACAM/LACQUA.

Acesse
Piscicultura2015Jatobá, A.; Sloboda, A.; Grocholski, A.; Silva, L.H.; Moreira, L.S.; Silva, B.C.
Influência da densidade de estocagem no cultivo de lambaris. In: FEIRA NACIONAL DO CAMARÃO/LACQUA 2015, 2015, Fortaleza, Ce. Abstracts. Fortaleza, CE: FENACAM/LACQUA.

Acesse
Piscicultura2015Silva, B.C.; Marchiori, N.C.; Silva, F.M.; Pisa, J.L. 
Avaliação da concentração letal mediana (CL50, 96 H) do Kilol-L para as principais espécies de peixe de cultivo em Santa Catarina. In: SEMANA DA AQUICULTURA, 13, Florianópolis, Sc. Resumos. FLORIANÓPOLIS, SC: UFSC.

Acesse
Piscicultura2015Silva, B.C.; Silva, F.M.; Amaral Júnior, H.; Garcia, S.; Marchiori, N.C. 
Avaliação da concentração letal mediana (CL , 96 H) do dióxido de cloro em alevinos de jundiá Rhamdia quelen. In: FEIRA NACIONAL DO CAMARÃO/LACQUA 2015, 2015, Fortaleza, CE. ABSTRACTS. FORTALEZA, CE: FENACAM/LACQUA. p. 120.

Acesse
Piscicultura2015Silva, B.C.; Marchiori, N.C.; Oliveira, H.M.; Mouriño, J.L.; Tomazelli Júnior, O.
Atividade antibacteriana do óleo essencial de tomilho contra patógenos de peixes. In: SEMANA DE AQUICULTURA, 13, 2015, Florianópolis, Sc. ANAIS. FLORIANÓPOLIS, SC: UFSC.

Acesse
Piscicultura2015Jatobá, A.; Vieira, F.N.; Silva, B.C.; Mouriño, J.L.P.; Seiffert, W.Q. 
Growth performance of Litopenaeus vannamei fed practical diets with different levels of crude protein in a biofloc system. In: AQUACULTURE AMERICA 2015, 2015, New Orleans, Lousiana. Anais. New Orleans: WAS America p. 231.

Acesse
Maricultura2015Gonçalves, E.L.T.; Tancredo, K.R.; Vieira, M.; Marchiori, N.C.; Sanches, E.; Martins, M.L.; Tsuzuki, M. 
Preliminary data of intense parasitic infection on Anisotremus virginicus. In: FEIRA NACIONAL DO CAMARÃO & LACQUA/SARA (WAS) 2015, 15, 2015, Fortaleza. Resumos. Fortaleza: FEIRA NACIONAL DO CAMARÃO / LACQUA 2015

Acesse
Piscicultura2015Silva, B.C.Vacinação de peixes teleósteos. In: FEIRA NACIONAL DO CAMARÃO/LACQUA 2015, 2015, Fortaleza, CE. ABSTRACTS. FORTALEZA, CE: FENACAM/LACQUA 2015.

Acesse
Piscicultura2015Sauer, M.R.; Silva, B.C.; Marchiori, N.C.; Garcia, S.Concentração letal mediana (CL50,H) do Kilol-L para pós-larvas de jundiá Rhamdia quelen. In: SEMANA DA AQUICULTURA, 13, 2015, Florianópolis, Sc. Resumos. FLORIANÓPOLIS, SC: UFSC.

Acesse
Piscicultura2015Silva, B.C.; Vieira, F.N.; Mouriño, J.L.P.; Bolivar, N.; Seiffert, W.Q. 
Butyrate and propionate improve the growth performance of whiteleg shrimp. In: AQUACULTURE AMERICA 2015, 2015, New Orleans, Lousiana. Anais. New Orleans: Aquaculture America. p. 115.

Acesse
Piscicultura2015Silva, B.C.; Mouriño, J.L.P.; Amaral Júnior, H.; Garcia, S.; Silva, F.M.; Marchiori, N.C.; Pisa, J.L.
Mínima concentração inibitória do Kilol-L contra patógenos de peixes. In: SEMANA DE AQUICULTURA, 13, 2015, Florianópolis, Sc. Resumos. FLORIANÓPOLIS, SC: UFSC.

Acesse
Piscicultura2015Pahor-Filho, E.; Klosterhoff, M.; Marchiori, N.C.; Pereira Junior, J.Coevolução entre tainhas e parasitos interfere na frequência de alterações histológicas no hospedeiro. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIOLOGIA MARINHA, 5, 2015, Ipojuca, Pernambuco. Anais. Ipojuca, Pernambuco: Congresso Brasileiro de Biologia Marinha.

Acesse
Piscicultura2015Silva, B.C.; Vieira, F.N.; Mouriño, J.L.P.; Nolasco-Soria, H.; Steiffert, W.Q.
Suplementação dietética com butirato de sódio e polihidroxibutirato aumenta a capacidade digestiva do camarão branco do Pacífico. In: AQUACIÊNCIA 2014, 2014, Foz do Iguaçu, Pr. Anais. Florianópolis, SC: AQUABIO.

Acesse
Maricultura2015Amaral Júnior, H.; Garcia, S.; Cerqueira, V.R.; Rocha, D.J.; Boanini, A.
Avaliação da sobrevivência do robalo-flecha (Centropomus undecimalis) e robalo-peva (Centropomus parallelus) submetidos a diferentes densidades de estocagem em água doce no sul do Brasil. In: AQUACIENCIAS 2012, 2012, Palmas, Mt. [Anais.]. Florianópolis, SC: Aquabio.

Acesse
Maricultura2014Nagaoka, A.K.; Novaes, A.L.T.; Santos, R.H.G.; Hayashi, L.; Andrade, G.J.Desempenho de uma secadora adaptada para secagem de macroalgas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA – CONBEA , 43., 2014, Campo Grande, MS. Anais. Jaboticabal, SP: Associação Brasileira de Engenharia Agrícola – SBEA, 2014.

Acesse
Maricultura2014Novaes, A.L.T.; Nagaoka, A.K.; Magalhães, A.R.M.; Carvalho, T J.G.; Santos, L.S.
Eficácia da operação de desagregação e classificação mecânica e manual de mexilhões. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE AQUICULTURA E BIOLOGIA AQUÁTICA – AQUACIÊNCIA, 6., 2014, Foz do Iguaçu, Pr. Anais… Florianópolis, SC: Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática – Aquabio, 2014.

Acesse
Maricultura2014Novaes, A.L.T.; Nagaoka, A.K.; Magalhães, A.R.M.; Santos, L.S.; Carvalho, T.J.G.
Capacidade operacional da tarefa de limpeza mecânica e manual de mexilhões. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE AQUICULTURA E BIOLOGIA AQUÁTICA-AQUACIÊNCIA, 6., 2014, Foz do Iguaçu. Anais… Florianópolis: Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática-Aquaciência, 2014.

Acesse
Maricultura2014Garbossa, L.H.P.; Vanz, A.; Fernandes, L.; Souza, R.V.; Vianna, L.F.N.; Rupp, G.S.Modelling and validation of the Santa Catarina Island bays hydrodynamics based on astronomic tides and measured tides. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON HYDROINFORMATICS, 11., 2014, New York. (Proceedings…). New York: Community College of New York, 2014. p. 1-8.

Acesse
Maricultura2014Costa, S.W.; Vicente, L.R.M.; Zamparette, A.S.; Padilha, P J.M. 
 Viabilidade do cultivo biosseguro no controle da mancha branca em camarões cultivados em Santa Catarina. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CARCINICULTURA E SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE AQUICULTURA, 11., 2014, Fortaleza, Ce. Resumos… Natal, RN: Associação Brasileira de Criadores de Camarões, 2014. p. 89-90.

Acesse
Maricultura2013Kuhn, F.; Scapinello, J.; Padilha, P.J.M.; Vicente, L.R.M.; Tomazelli Jr., O.; Dal Magro, J.; Costa, S.W.Potencial antibacteriano in vitro de extratos vegetais contra Vibrio alginolyticus e Vibrio parahaemolyticus

Acesse
Maricultura2013Costa, S.W.; Tamanaha, M.S.; Vicente, L.R.M.; Agnollo, E.C.D.; Grillo, R. 
 Diversidade de cianobactérias em viveiros de camarões marinhos no estado de Santa Catarina.In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CARCINICULTURA, 10. SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE AQUICULTURA, 7., 2013, Natal, Rn. [Trabalhos Tcnicos FENACAM 2013]. Natal, RN: Associação Brasileira de Criadores de Camarões – ABCC, 2013. p. 82-83.

Acesse
Maricultura2013Garbossa, L.H.P.; Souza, R.V.; Vanz, A.; Rupp, G.S. 
 Assessment of faecal coliform load from watersheds draining into Santa Catarina island bay. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON HEALTH-RELATED WATER MICROBIOLOGY, 17., 2013, Florianopolis, SC. [Proceedings…]. Inglaterra: IWA, 2013. p. 1-4.

Acesse
Maricultura2013Costa, S.W.; Padilha, P.J.M.; Vicente, L.R.M.Avaliação da integração entre vírus da mancha branca e o vibrio harvey na mortalidade de Litopenaeus vannamei, em condições de laboratório. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CARCINICULTURA, 10. SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE AQUICULTURA , 7., 2013, Natal, Rn. [Trabalhos tcnicos – Fenacam 2013]. Natal, RN: Associação Brasileira de Criadores de Camarões – ABCC, 2013. p. 71.

Acesse

Piscicultura2012Amaral Júnior, H.; Garcia, S.; Liebl, F.; Rocha, D.J.; Boanini, A.
Efeito do fitoterápico Biogermex ® incorporado à ração, na sobrevivência de larvas de jundiá Rhamdia quelen. In: AQUACIÊNCIAS 2012, 2012, Palmas, To. Aquaciencias 2012. Florianópolis, SC: Aquabio, 2012.

Acesse

Maricultura2012Costa, S.W.; Vicente, L.R.M.; Zamparette, A.S.; Padilha, P.J.M. 
Situação da carcinicultura em Santa Catarina seis anos após o surgimento da enfermidade da mancha branca. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CARCINICULTURA 9. FEIRA NACIONAL DO CAMARÃO – FENACAM 2012, 2012, Natal, Rn. [Anais…]. Natal, RN: ABCC, 2012.

Acesse
Maricultura2012Molinari, D.; Amaral Júnior, H.; Sanches, E.G.; Costa Filho, J.; Olier, B.S.; Mello, G.L.
Diferentes densidades para a pré engorda do robalo flecha Centropomus undecimallis em viveiros de carcinocultura no sul do Brasil. In: AQUACIENCIAS 2012, 5, 2012, Palmas, TO. [Anais.]. Florianópolis, SC: Aquabio.

Acesse
Maricultura2012Garbossa, L.H.P.; Vanz, A.; Souza, R.V.; Souza, J.M.; Rupp, G.S. 
Desenvolvimento de modelo de utilidade de marégrafo compacto de boia e contrapeso com referência de nível. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE OCEANOGRAFIA, 5, 2012, Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: CBO, 2012.

Acesse
Maricultura2012Araújo I.S.; Garbossa, L.H.P.; Vanz, A.; Souza, R.V.; Rupp, G.S. 
Monitoramento da qualidade da água utilizando sonda multiparâmetros no rio Cubatão (Santa Catarina). In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE AMBIENTAL, 8, 2012, Porto Alegre, RS. Anais… Porto Alegre, RS: ABES, 2012.

Acesse
Maricultura2012Mello, G.L.; Sanches, E.G.; Costa Filho, J.; Anderson, F.; Amaral Junior, H.Pré-engorda do robalo flecha Centropomus undecimallis em viveiros de carcinocultura no sul do Brasil. In: AQUACIENCIAS 2012, 2012, Palmas, To. [Anais.]. Florianópolis, SC: Aquabio.

Acesse
Piscicultura2012Garcia, S.; Amaral Júnior, H.; Zaniboni Filho, E.
Viabilidade de ovos de jundiá Rhamdia quelen submetidos a choque térmico quente para induzir a tetraploidia em diferentes tempos pós fertilização. In: AQUACIÊNCIA 2012, 2012, Palmas, To. [Anais.]. Florianópolis, SC: Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquati, 2012.

Acesse

Piscicultura2012Garcia, S.; Amaral Júnior, H.; Bernardes Júnior, J.J.; Liebl, F.; Souto, L.I.M.
Influência da densidade de estocagem tipos de alimento artificial e uso de substrato como refúgio na sobrevivência de larvas de jundiá Rhamdia quelen . In: AQUACIÊNCIA 2012, 2012, Centro de Eventos de Palmas – To. Aquacincia 2012 “Unir consolidar e avançar”. Florianópolis, SC: AQUABIO, 2012.

Acesse
Piscicultura2012Graeff, A.; Amaral Júnior, H.; Serafini, R.L.; Garcia, S.
Viabilidade zootécnica e econômica do cultivo do Acará (Geophagus brasiliensis) como alternativa ao cultivo de Cichlidae exóticos. In: AQUACIÊNCIA, 5, 2012, Palmas, TO. Unir, consolidar e avançar. Palmas, TO: Embrapa Aquicultura e Pesca, 2012. p. 1-1.

Acesse
Maricultura2011Fontoura, M.P.; Pinheiro, I.; Coelho, Y.A.B.; Souza, R.V.; Mendonza, R.; Arana, L.A.V. 
Application of coastal environmental quality index (ICAC) in the mollusc cultivation at Enseada do Brito, Palhoça, Santa Catarina. In: WORLD AQUACULTURE, 2011, Natal, RN. Abstracts. Natal, RN: World Aquaculture Society, 2011.

Acesse

Maricultura2011Coelho, A.; Souza, R.V.; Correa, A.M.A.; Santos, G.V.; Boeger, W.A.; Ostrensky, A.Produção de siris de casca mole: sinais macroscópicos de muda como uma ferramenta para a seleção e manejo de Callinectes danae e Callinectes exasperatus. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE AQUICULTURA E PESCA – SIAP BRASIL, 2, 2011, Itajaí, SC. Anais. Itajaí, SC: Siap Brasil, 2011.

Acesse
Maricultura2011Ayres, B.A.C.; Silva, U.A.T.; Souza, R.V.; Boeger, W.A.; Ostrensky, A.Comparação morfométrica entre megalopas do caranguejo do mangue Ucides cordatus produzidas em laboratório e capturadas na natureza. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE AQUICULTURA E PESCA – II SIAP BRASIL, 2, 2011, Itajaí, SC. Anais. Itajaí, SC: II SIAP Brasil, 2011.

Acesse

Maricultura2011Liebl, F.; Amaral Júnior, H.; Garcia, S.; Mello, G.L.; Cerqueira, V.R.
Avaliação da sobrevivência do robalo-flecha (Centropomus undecimalis) e robalo-peva (Centropomus parallelus) submetidos a diferentes densidades de estocagem em água doce no sul do Brasil. In: CONFERENCIA LATINO AMERICANA SOBRE O CULTIVO DE PEIXES NATIVOS, 3. CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE CULTIVO DE PÉIXES NATIVOS, 3, 2011, Lavras, Mg. [Anais.]. Lavras, MG: UFL, 2011. p. 1-1.

Acesse

Maricultura2011Santos, A.A.; Novaes, A.L.T.; Silva, F.M.; Rupp, G.S.; Zanetta, M.D.; Souza, R.V.; Costa, S.W.Produção da maricultura catarinense em 2010. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE AQUICULTURA E PESCA – II SIAP BRASIL, 2, 2011, Itajaí, Sc. Resumos… Itajaí, SC: SIAP BRasil, 2011.

Acesse


Maricultura2011Guzenski, J. 
O uso do assentamento remoto para a produção de sementes de ostras do gênero Crassostrea. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE MALACOLOGIA, 19., 2011, Rio de Janeiro. TÓPICOS em Malacologia. Rio de Janeiro: Technical Books, 2011. p. 405-411. ISBN 978-85-61417-01-7.

Acesse

Piscicultura2010Amaral Junior, H.; Cechinel, K.C.; Garcia, S.; Mello, G.L.; Silva, F.M.; Graeff, A.; Serafini, R.L.; Liebl, F.Otimização da produção de monosexo de jundia Rhamdia quelen, através do uso de estrógenos para a feminilização no Sul do Brasil. In: AQUACIENCIA, 2010, Recife, Pe. [Anais…]. Jaboticabal, SP: Aquabio, 2010. p. 1-1.

Acesse

Maricultura2010Souza, R.V.; Fonseca, R.S.; Pinto, T.O.; Santos, A.A.; Novaes, A.L.T.; Silva, F.M.; Rupp, G.S.Um ano de monitoramento de algas nocivas em localidades produtoras de moluscos bivalves do litoral de Santa Catarina.. In: AQUACIÊNCIA 2010, 2010, Recife, Pe. Resumos… Recife, PE: Aquabio, 2010.

Acesse
Maricultura2010Santos, A.A.; Dorow, R.Indicação geográfica (IG) da ostra de Florianópolis. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE AQUICULTURA E PESCA, 1, 2010, Itajaí. Resumos… Florianópolis: Epagri, 2010.

Acesse

Maricultura2010Novaes, A.L.T.; Santos, A.A.; Silva, F.M.; Souza, R.V.; Breda, R.R.Colheita mecanizada de mexilhões (Perna perna L.) engordados a partir de coletores artificiais de sementes. In: SIMPOSIO INTERNACIONAL DE AQUICULTURA E PESCA, 2010, Itajaí, Sc. Resumos do I SIAP Brasil. Itajaí, SC: Aquapescabrasil, 2010.

Acesse
Maricultura2010Vicente, A.L.; Souza, R.V.; Novaes, A.L.T.; Santos, A.A.; Silva, F.M. Diagnóstico de problemas e demandas da malacocultura em Santa Catarina uma visão de maricultores, extensionistas e pesquisadores. In: SIMPOSIO INTERNACIONAL DE AQUICULTURA E PESCA, 2010, Itajaí, SC. Resumos do I SIAP Brasil. Itajaí, SC: Aquapescabrasil, 2010.

Acesse
Maricultura2010Souza, R.V.; Hollunder, E.; Fasarella, L.D.; Silva, U.T.A.; Ostrensky, A.; Boeger, W.A.Rendimento de carne de quatro espécies de siris explotadas na Baía de Todos os Santos, Bahia, Brasil. In: AQUACIÊNCIA 2010, 2010, Recife. Pe. Resumos… Recife, PE: Aquabio, 2010.

Acesse
Piscicultura2010Garcia, S.; Amaral Júnior, H.; Mello, G.L.; Silva, F.M.; Graeff, A.; Serafini, R.L.; Liebl, F.; Júnior, J.J.B.
Avaliação da Concentração letal em 96 horas CL50 96 h para o Biogermex em alevinos de Tilápia GIFT Oreochromis niloticus no sul do Brasil. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE AQUICULTURA E BIOLOGIA AQUÁTICA, 4, 2010, Recife, Pe. Anais. Florianópolis, SC: AQUABIO, 2010.

Acesse
Piscicultura2010Appel, H.B.; Prando, N.C.C.; Sato, G.Análise da produção de filé de três linhagens de tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE AQUICULTURA E BIOLOGIA AQUÁTICA, 4, 2010, Recife, PE. aquaciência 2010. Jaboticabal, SP: AQUABIO, 2010.

Acesse
Piscicultura2010Amaral Junior, H.; Souza, M.F.S.; Garcia, S.; Mello, G.L., Silva, F.M.; Serafini, R.L.; Liebl, F.Análise da técnica de criopreservação de sêmen do peixe japonês Carassius auratus (Linnaeus, 1766) para a formação de um banco de germoplasma. In: AQUACIENCIA, 2010, Recife, Pe. [Anais.]. Jaboticabal, SP: Aquabio, 2010. p. 1-1.

Acesse
Piscicultura2010Garcia, S.; Júnior, H.A.; Mello, G.L.; Silva, F.M.; Graeff, A.; Serafini, R.L.; Liebl, F.; Correia, A.M.
Avaliação dos nutrientes nitrogenados no cultivo de tilápia gift Oreochromis niloticus em quatro diferentes densidades. In: AQUACIÊNCIA, 2010, Recife, Pe. [Anais…]. Jaboticabal, SP: Aquabio, 2010. p. 1-1.

Acesse
Maricultura2010Santos, A.A.; Coelho, D.; Schulter, E.P.O arranjo produtivo local da ostra da grande Florianópolis como ferramenta de competitividade e sustentabilidade. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE AQUICULTURA E PESCA, 1, 2010, Itajaí, Sc. Resumos… Itajaí, SC: SIAP, 2010. p. 1.

Acesse
Maricultura2010Santos, A.A.; Melo, L.F. 
Crédito para aquicultura: situação e perspectivas para o litoral de Santa Catarina. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE AQUICULTURA E PESCA, 1, 2010, Itajaí, Sc. Resumos… Itajaí, SC: SIAP, 2010. p. 1.

Acesse
Maricultura2010Novaes, A.L.T.; Santos, A.A.; Silva, F.M.; Souza, R.V.; Bannwart, J.P.F.Desempenho de uma máquina francesa desagregadora de mexilhões (Perna perna L.) nas condições de cultivos do Estado de Santa Catarina, Brasil. In: SIMPOSIO INTERNACIONAL DE AQUICULTURA E PESCA, 2010, Itajaí, Sc. Resumos do I SIAP Brasil. Itajaí, SC: Aquapescabrasil, 2010.

Acesse
Maricultura2010Souza, R.V.; Hollunder, E.; Fasarella, L.D.; Ostrensky, A.; Boeger, W.A. 
Crescimento em cativeiro de cinco espécies de siris explotadas na Baía de Todos os Santos, Bahia, Brasil. In: SIMPSIO INTERNACIONAL DE AQUICULTURA E PESCA I SIAP BRASIL, 2010, Itajaí, Sc. Resumos do I SIAP Brasil. Itajaí, SC: Aquapescabrasil, 2010.

Acesse
Maricultura2010Mello, G.L.; Liebl, F.; Sanches, E.G.; Amaral Júnior, H.; Garcia, S.; Silva, F.M.; Cordeiro, G.B.; Farias, A.P.
Primeira ocorrência de juvenis de robalo-flecha Centropomus undecimalis com deformidades na coluna vertebral em cultivos no Sul do Brasil. In: ENBRAPOA, 11, 2010, Campinas, Sp. Anais. Sâo Paulo: Abrapoa, 2010. p. 1-1.

Acesse
Piscicultura2010Garcia, S.; Amaral Junior, H.; Mello, G.L.; Silva, F.M.; Graeff, A.; Serafini, R.L.; Liebl, F.; Correia, A.M.Avaliação da demanda química de oxigênio DQO no cultivo de tilápia GIFT Oreochromis niloticus em quatro diferentes densidades de estocagem. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE OCEANOGRAFIA, 4, 2010, Rio Grande, RS, Anais, Rio Grande, RS: Universidade Federal do Rio Grande (RS), 2010.

Acesse
Maricultura2010Mello, G.L.; Amaral Junior, H.; Garcia, S.; Silva, F.M.; Graeff, A.Avaliação de tres linhagens de Litopenaeus vannamei em uma fazenda de cultivo semi-intensivo no litoral sul de Santa Catarina. In: AQUACIÊNCIA, 2010, Recife, PE. [Anais…]. Jaboticabal, SP: Aquabio, 2010. p. 1-1.

Acesse
Maricultura2010Ribeiro, L.G.; Pasco, J.M.; Cordeiro, G.B.; Mello, G.L.; Amaral Júnior, H.; Garcia, S. Viabilidade técnica da produção de juvenis do camarão branco do pacífico Litopenaeus vannamei Boone 1931 em água doce corrigida ionicamente através de sais minerais específicos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE OCEANOGRAFIA, 2010, Rio Grande, Rs. Anais… Rio Grande, RS: Sociedade Brasileira de Oceanografia, 2010.

Acesse
Piscicultura2010Garcia, S.; Amaral Junior, H.; Schwingel, P.R.; Ribeiro, L.G.; Mello, G.L.; Pasco, J. M.; Silva, F.M. Desenvolvimento da tilápia GIFT Oreochromis niloticus em diferentes densidades de cultivo no litoral norte do estado de Santa Catarina. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE OCEANOGRAFIA, 4, 2010, Rio Grande, RS. Anais… Rio Grande, RS: Universidade Federal do Rio Grande – FURG – Rio Grande do Sul, 2010.

Acesse
Piscicultura2009Amaral Junior, H.; Bonazzi, B.; Garcia, S.; Graeff, A.; Segalin, C.A.Oferta de Chlorella minutissima e Daphnia magna, como fonte de alimento para carpa Cyprinus carpio e tilápia Oreochromis niloticus. In: CONFERENCIA LATINOAMERICANA SOBRE CULTIVOS DE PECES NATIVOS, 2, 2009, Chascomus, Ar. [Anais…]. Chascomus: Chascomus, 2009. p. 1-1.

Acesse
Maricultura2009Souza, R.V.; Silva, U.T.; Ostrensky, A.; Cottens, K.; Boeger, W.A.Ucides cordatus (Decapoda: Ocypodidae) restocking programs: Does the release of more developed youngsters into natural environments reduce mortality rates caused by interspecific relations? In: SEMANA NACIONAL DE OCEANOGRAFIA, 21, 2009, Belém, PA. Resumos… Belém, PA: [s.n.], 2009.

Acesse
Piscicultura2009Graeff, A.; Amaral Junior, H.; Segalin, C.A.; Garcia, S. Desempenho do jundiá Rhamdia quelen em um programa de restrição alimentar em fase de recria. In: CONFERENCIA LATINOAMERICANA SOBRE CULTIVO DE PECES NATIVOS, 2, 2009, Chascomus, Argentina. Conferência latinoamericana sobre cultivo de peces nativos. Chascomus Ar: CIC Comision de Investigaciones Cientificas, 2009. v. 1. p. 98-98.

Acesse
Maricultura2008Souza, R.V.; Silva, U.T.A.; Ostrensky, A.; Cottens, K.; Boeger, W.A.  Intraspecific relationship in the mangrove crab Ucides cordatus (Decapoda: Ocypodidae) during the metamorphosis and post-metamorphosis periods under laboratory conditions. In: SEMANA NACIONAL DE OCEANOGRAFIA, 21, 2009, Belém, PA. Resumos da XXI SNO. Belém, PA: [s.n.], 2009.

Acesse
Piscicultura2009Garcia, S.; Plaça, J.G.; Amaral Junior, H.; Graeff, A.; Segalin, C.A.Análise do crescimento de juvenis de tucunaré, Cichla ocellaris (Spix & Agassiz, 1831), alimentados com ração comercial e alimento vivo. In: CONFERÊNCIA LATINOAMERICANA SOBRE CULTIVO DE PECES NATIVOS, 2, 2009, Chascomus, Ar. [Documento…]. Chascomus, AR: Chascomus, 2009. p. 1-1.

Acesse
Maricultura2009Souza, R.V.; Silva, U.T.A.; Ostrensky, A.; Cottens, K.; Boeger, W.A.Transport of Ucides cordatus (Decapoda: Ocypodidae) megalopae at various densities and durations. In: SEMANA NACIONAL DE OCEANOGRAFIA, 21, 2009, Belém,
PA. Resumos… Belém, PA: [s.n.], 2009.

Acesse
Piscicultura2009Amaral Junior, H.; Almeida, D.; Silva, F.Q.; Garcia, S. Performance of jundia Rhamdia quelen in diferent cultivation systems for the north coast zone of santa catarina Brazil. In: WORLD AQUACULTURE, 2009, Vera Cruz, México. Abstracts… Los Angeles, USA: WAS, 2009. p. 298-298.

Acesse
Piscicultura2009Liebl, F.; Amaral Junior, H.; Garcia, S.; Graeff, A.; Segalin, C.A.Produção de juvenis da espécie Pterygoplichthys paradalis (Castelnau, 1855) (cascudo-abacaxi), em tanques escavados no litoral Centro-Norte de Santa CAtarina. In: CONFERÊNCIA LATINOAMERICANA SOBRE CULTIVO DE PECES NATIVOS, 2, 2009, Chascomus, Ar. [Anais…]. Chascomus: Chascomus, 2009. p. 1-1.

Acesse
Piscicultura2009Graeff, A.; Amaral Júnior, H.; Segalin, C.A.; Garcia, S.Desenvolvimento do jundiá Rhamdia quelen com povoamento de alevinos com tamanhos diferenciados. In: CONFERENCIA LATINOAMERICANA SOBRE CULTIVO DE PECES NATIVOS, 2, 2009, Chascomus, Argentina. Conferencia latinoamericana sobre cultivo de peces nativos. Chascomus Ar: CIC Comision de Investigaciones Cientificas, 2009. v. 1. p. 38-38.

Acesse
Maricultura2008Fraga, A.P.M.; Moser, J.R.; Zamparetti, A.; Winckler, S.; Andreatta, E.R.; Marques, M.R.F.Ocorrência do vírus da mancha branca em siris, Callinectes sp., coletados no entorno dos cultivos de camarão no sul de Santa Catarina

Acesse
Piscicultura2008Cora, L.D.; Amaral Junior, H.Análise de dois sistemas de cultivo para o pintado (Pseudoplatystoma corruscans) na região do litoral Centro-Norte de Santa Catarina. In: AQUACIÊNCIA, 2008, Maringá, R. [Anais…]. Jaboticabal, SP: Aquabio, 2008. p. 1-1.

Acesse
Piscicultura2008Amaral Junior, H.; Almeida, D.R.; Silva, F.Q.; Garcia, S. Avaliação do jundiá (Rhamdia quelen) em diferentes sistemas de cultivo para a região do litoral centro norte de santa catarina. In: AQUACIÊNCIA, 2008, Maringá, Pr. [Anais…]. Jaboticabal, SP: Aquabio, 2008. p. 1-1.

Acesse
Piscicultura2008Kasai, R.; Amaral Júnior, H. Estudo qualitativo de dois métodos de reprodução para a espécie Pterygoplichthys pardalis (Castelnau,1855) (cascudo abacaxi) no litoral centro/norte de Santa Catarina. In: AQUACIÊNCIA, 2008, Maringa, Pr. [Anais…]. Jaboticabal, SP: Aquabio, 2008. p. 1-1.

Acesse
Maricultura2006Moser, J.R.; Zamparetti, A.S.; Winckler, S.C.; Marques, M.R.F.Avaliação da ocorrência do vírus da síndrome da mancha branca nas fazendas do estado de Santa Catarina

Acesse
Maricultura2006Amaral Junior, H.; Santos, J.J.; Souza, F.; Gerhardinger, R.C.; Appel, H.B.; Garcia, S.Monocultivo de robalo Centropomus parallelus em água doce. In: AQUACIÊNCIA, 2006, Bento Gonçalves, RS. [Anais…]. Jaboticabal, SP: Aquabio, 2006. p. 1-13.

Acesse
Piscicultura2006Amaral Junior, H.; Gomes, H.M.; Garcia, S.Avaliação do crescimento e conversão alimentar do jundiá Rhamdia quelen, com rações de 36% e 28% de proteína, sendo nesta última incorporado óleo de peixe. In: AQUACIÊNCIA, 2006, Bento Gonçalves, Rs. [Anais…]. Jaboticabal, SP: Aquabio, 2006. p. 1-1.

Acesse
Piscicultura2006Amaral Junior, H.; Garcia, S.; Rewsart, S.Utilização de substratos artificiais e seu possível incremento no crescimento individual e biomassa total de Macrobrachium rosenbergii De Man, 1879 Crustacea:Palaemonidae em tanques de cultivo. In: AQUACIÊNCIA, 2006, Bento Gonçalves, Rs. [Anais…]. Jaboticabal, SP: Aquabio, 2006. p. 1-1.

Acesse
Piscicultura2006Appel, H.B.; Addari, A.; Amaral Junior, H.Avaliação da taxa de masculinização da tilápia-do-nilo, Oreochromis niloticus, submetidas a dois períodos de andrógenos incorporados na ração. In: AQUACIÊNCIA, 2, 2006, Bento Gonçalves, RS. Anais… Jaboticabal, SP: AQUABIO, 2006.

Acesse
Maricultura2004Costa, S.W. Sistema cooperativo de produção de camarões marinhos para pescadores artesanais. In: SIMPÓSIO MERCOSUL DE AQÜICULTURA – AQÜIMERCO, 2004, Vitória, ES. Anais… Vitória, ES: Aquabio, 2004. p. 65-69.

Acesse
Piscicultura2004Amaral Junior, H.; Aregento Neto, J. Estudo do desempenho reprodutivo e comparação entre a taxa de crescimento do Geophagus brasiliensis e de Oreochromis niloticus em ambiente de monocultivo intensivo utilizando ração e ambiente vivo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE OCEANOGRAFIA, 2004, Itajai, Sc. CBO 2004. Itajaí, SC: UNIVALI, 2004. v. 1159. p. 60-60.

Acesse
Piscicultura2004Amaral Júnior, H.Teste de crescimento do jundiá cinza e rosa Rhamdia sp. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE OCEANOGRAFIA, 1. SEMANA NACIONAL DE OCEANOGRAFIA, 16, 2004, Itajaí, SC. CBO 2004. Itajaí, SC: UNIVALI, 2004. v. 1156. p. 59-59.

Acesse

Piscicultura2004Amaral Junior H.; Santos Junior, W.R.Produção de tilápia do nilo (Oreochromis niloticus), em regiões frias do planalto serrano de Santa Catarina. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE AQUICULTURA E BIOLOGIA AQUÁTICA, 2004, Vitoria, ES. [Anais]. Vitoria, SC: TecArt, 2004. p. 1-1.

Acesse
Piscicultura2004Amaral Junior, H.; Rockenback, I.H.Coeficientes de mão de obra e mecanização para a produção de ostra em Santa Catarina. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE OCEANOGRAFIA, 1. SEMANA NACIONAL DE OCEANOGRAFIA, 16, 2004, Itajaí, Sc. Anais. Itajaí, SC: UNIVALI, 2004. v. 1155. p. 59-59.

Acesse
Maricultura2003Amaral Junior, H.; Srefling, L.; Sato, G.; Ramos, F.M.Crescimento e sobrevivência do robalo Centropomus parallelus, POEY 1860 (Pisces, Centropomidae), no sistema de cultivo intensivo em tanques de água doce, para a região sul do Brasil. In: WAS 2003, 2003, Salvador, BA. {Proceedings…]. Salvador, BA: World Aquaculture Society, 2003. p. 1-13.

Acesse
Maricultura2003Costa, S.W.Experiências de Santa Catarina: Casa Familiar do Mar, Zoneamento do litoral para maricultura, carcinicultura de pequena escala.. In: SEMINÁRIO NACIONAL DESENVOLVIMENTO DA PESCA E DA AQÜICULTURA NO ESTADO DO MARANHÃO, 1, 2003, São Luiz, MA. Anais… São Luiz, MA: IICA, 2003. p. 21-30 .

Acesse
Piscicultura2003Sato, G.; Amaral Junior, H.Comparative growth test between gray and pink jundiá sp. and nile tilapia Oreochromis niloticus. In: WAS 2003, 2003, Salvador, Ba. [Resumos.]. Amsterdam: World Aquaculture Society, 2003. p. 1-2.

Acesse
Piscicultura2002Amaral Junior, H.; Zoccarato, I.; Gasco, L.; Tamassia, S.Análises de parâmetros químicos e físicos de cultivos integrados (peixe-suíno), nas áreas do sul do Brasil e norte da Itália. In: CONGRESO IBEROAMERICANO VIRTUAL DE ACUICULTURA, 2002, Zaragoza. CIVA 2002. Zaragoza: Universidad de Zaragoza, 2002. p. 383-387.

Acesse
Piscicultura2002Sato, G.; Appel, H.B.; Amaral Junior, H.Teste de crescimento comparativo entre a tilápia do nilo, variedade tailandesa (chitralada) e a tilápia nilótica local. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE AQUICULTURA – SIMBRAQ, 12, 2002, Goiânia. Anais… São Paulo: ABRAQ, 2002. p. 196-196.

Acesse
Piscicultura2002Amaral Junior, H.; Kupsch, B.; Sato, G.Producción de alevines de tilápia nilotica Oreochromis niloticus en otono / invierno en la región sur de Brasil. In: CONGRESO LAINOAMERICANO DE ACUICULTURA, 2002, Coquimbo. [Anais…]. Coquimbo: Universidad de Coquimbo, 2002. p. 1-1.

Acesse
Piscicultura2002Amaral Junior, H.; Sato, G.; Largura, J.O cultivo do jundiá branco Rhamdia quelen e da tilápia do nilo Oreochromis niloticus na região do litoral norte catarinense. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA, 24, 2002, Itajai, Sc. [Anais…]. Itajai, SC: Univali, 2002. p. 1-1.

Acesse
Piscicultura2001Amaral Junior, H.; Gasco, L.; Zoccarato, I.Sistema de reprodução natural controlada para a espécie tenca Tinca tinca para a região Norte da Itália. In: ASPA, 14, 2001, Firenze, Italia. [Anais]. Firenze, Itália: UDSF, 2001. p. 1-2.

Acesse
Maricultura2000Costa, S.W.; Beltrame, E.Reflexões para o cultivo sustentável de camarões marinhos no Estado de Santa Catarina – SC. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE AQÜICULTURA, 9, 2000, Florianópolis, SC. Anais. Barra Funda, São Paulo SP : SONOPRESS-RIMA Indústria e Comércio Fonográfico LTDA, 2000.

Acesse
Maricultura2000Costa, S.W.; Andreatta, E.R.; Westphal, S.; Oliveira, J.Cultivo do camarão Litopenaeus vannamei em tanques-rede com diferentes densidades de cultivo em lagoas costeiras de Santa Catarina, Brasil. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE AQÜICULTURA, 11, 2000, Florianópolis, SC. Anais… Barra Funda, SP: SONOPRESS-RIMO Indústria e Comércio Fonográfico Ltda, 2000.

Acesse
Maricultura2000Costa, S.W.; Seiffert, W.Q.; Trevisan, I.; Westphal, S.; Souza, J.G. Resultados técnico-econômicos do cultivo do camarão Litopenaeus vannamei no Estado de Santa Catarina, Brasil. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE AQÜICULTURA , 11, 2000, Florianópolis, SC. Anais… Barra Funda, SP: SONOPRESS-RIMO, 2000.

Acesse
Piscicultura2000Zoccarato, I.; Gasco, L.; Amaral Junior, H.Use of pig slurry as fertilizer in pond carp production in northern Italy. In: RAMIRAN 2000, 2000, Milano, Italy. RAMIRAN 2000. Milano, Italy: UDSM, 2000. p. 1-1.

Acesse
Piscicultura1999Amaral Junior, H.; Diogo, H.R.L.  Avaliação da produtividade no primeiro ano de cultivo do pacu Piaractus mesopotamicus (Holmberg, 1887) em sistema de cultivo semi-intensivo na região litorânea de Santa Catarina/Brasil. In: ACUICULTURA 99, 1999, Puerto La Cruz. [Anais…]. Puerto La Cruz: Tomaz Cabrera, 1999. p. 1-8.

Acesse
Piscicultura1999Diogo, H.R.L.; Amaral Junior, H. 
Avaliar a produtividade no primeiro ano de cultivo do pacu Piaractus mesopotamicus em sistema de cultivo semi intensivo na região litorânea de Santa Catarina, sul do Brasil. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍCA, 5, 1999, Joaçaba, Sc. Anais… Joaçaba, SC: UNOESC, 1999. p. 118-118.

Acesse
Piscicultura1998Amaral Junior, H.; Prando, N.C.C.; Ramos, F. Results obtained from polyploidy production in nile tilapia Oreochromis niloticus. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE AQUICULTURA – SIMBRAQ, 10, 1998, Recife, PE. Anais… São Paulo: ABRAQ, 1998. p. 161-161.

Acesse
Piscicultura1997Amaral Junior, H.; Boll, M.G.; Appel, H.B.; Amaral, F.C.Preliminary studies for the promotion of the introduction of tench Tinca tinca in the Santa Catalina region southern Brazil. In: INTERNATIONAL WORKSHOPON BIOLOGY AND CULTURE OF THE TENCH (TINCA TINCA L.), 1997, Badajoz, Es. [Proceedings…]. Badajoz: Junta de Extremadura., 1997. p. 1-1.

Acesse
Piscicultura1997Amaral Junior, H.Utilization of chicken Gallus domesticus pituitary extracts as tench Tinca tinca (L., 1758) spawning agent a technological option for small farmers. In: WAS 97, 1997, Seattle Usa. [Proceedings…]. Amsterdan: World aquaculture society, 1997. p. 1-1.

Acesse
Maricultura1996Costa, S.W. Regeneração de espermatóforos no camarão rosa Penaeus paulensis, Perez Farfante, 1967 (Crustacea, Decapoda, Penaeidae) em laboratório. In: ENCONTRO RIOGRANDENSE DE TÉCNICOS EM AQUICULTURA, 5, 1994, Pelotas, RS. Anais. São Leopoldo, RS: ULBRA, 1996. p. 21-30

Acesse
Piscicultura1996Amaral Junior, H.; Appel, H.B.; Boll, M.G.A produção da tilapia e carpa comum em bi cultivo sob diferentes estratégias de oferta de ração peletizada e comercial. In: SIMBRAQ, 9, 1996, Sete Lagoas. Anais [s.l.]: CEMIG, 1996. p. 90-90.

Acesse
Piscicultura1996Amaral Junior, H.; Appel, H.B.; Boll, M.G.Observações preliminares da reprodução semi-artificial de carpa comum, Cyprinus carpio, utilizando indução hormonal e ambiente controlado para desova natural em substrato tipo ráfia. In: SIMBRAQ, 9, 1996, Sete Lagoas, MG. [ANAIS…]. Sete Lagoas, MG: CEMIG, 1996. p. 64-64.

Acesse
Piscicultura1996Amaral Junior, H.; Appel, H.B.; Boll, M.G. Reproducción del black bass Micropterus salmoides utilizando tecnología semiartificial de desove para ambiente controlado en nível de propiedad rural. In: CONGRESO LATINOAMERICANO DE ACUICULTURA, 9, 1996, Coquimbo, Chile. [Anais…]. Coquimbo, Chile: Universidad Autonoma de Chile, 1996. p. 122-122.

Acesse
Piscicultura1996Appel, H.B.; Amaral Junior, H.; Boll, M.G.Avaliação de três densidades de cultivo da tilápia do nilo. In: CONGRESO LATINOAMERICANO DE ACUICULTURA, 9, 1996, Coquimbo, Chile. [Anais…]. Coquimbo, Chile: Universidad Autonoma de Chile, 1996. p. 123-123.

Acesse
Piscicultura1996Amaral Junior, H.Utilização de extrato hipofisário de galinha Gallus domesticus para indução a desova de tenca Tinca tinca, opção de banco de hipófises para o pequeno produtor rural. In: ENCONTRO RIOGRANDENSE DE TECNICOS EM AQUICULTURA, 3, 1995, Ibirubá. Anais… Ibirubá: UFRGS, 1995. p. 88-93.

Acesse
Maricultura1994Costa, S.W.; Nascimento, P.A.M.Número de espermatozóides e peso dos espermatóforos regenerados unilateralmente em Penaeus (Farfantepenaeus) paulensis Pérez Farfante, 1967. In: SIMPOSIO BRASILEIRO DE AQUICULTURA, 8, 1994, Piracicaba, SP. Resumos. Piracicaba, SP: Associação brasileira de Aquiculutra, 1994. p. 110-110.

Acesse
Maricultura1993Costa, S.W.; Nascimento, P.A.M.O peso do espermatóforo em Penaeus paulensis Pérez Farfante, 1967 (Crustacea, Decapoda, Penaeidae). In: SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE CULTIVO DE CAMARÃO, 4, 1993, João Pessoa, PB. Anais… João Pessoa, PB: Associação Brasileira de Criadores de Camarões ABCC, 1993. p. 521-538.

Acesse
Piscicultura1992Costa, S.W.; Rodrigues, J.B.R.Utilização de substratos artificiais para o aumento da densidade de estocagem de post-larvas do camarão Macrobrachium rosenbergii. In: SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE AQUICULTURA 6. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE AQUICULTURA, 5, 1988, Florianópolis, SC. Anais. Florianópolis, SC: Associação Brasileira de Aquicultura – ABRAq., 1992. p. 680-686.

Acesse

AtividadeAnoAutorTítulo
Piscicultura2020Yamashita, M.M.; Ferrarezi, J.V.; Pereira, G.V.; Bandeira Júnior, G.; Silva, B.C.; Pereira, S.A.;
Martins, M.L.; Mouriño, J.L.P.
Autochthonous vs allochthonous probiotic strains to Rhamdia quelen. Microbial Pathogenesis, Amsterdam, n. 139, 2020.

Acesse
Piscicultura2020Castilho-Barros, L.; Owatari, M.S.; Mouriño, J.L.P.; Silva, B.C.; Seiffert, W.Q. Economic feasibility of tilapia culture in southern Brazil: A small-scale farm model. Aquaculture, Amsterdam, n. 515, 2020.

Acesse
Piscicultura2020Silva, B.C.; Pereira, A.; Massago, H.; Mariguele, K.H.Genetic characterization of selected Nile tilapia in Santa Catarina. Semina: Ciências Agrárias, Londrina, v. 41, n. 5, p. 1739-1753, 2020.

Acesse
Maricultura2020Nunes-Silva, A.; Lima-Keppe, I.; Souza, R.V.; Perbiche-Neves, G.Survival of the copepod Mesocyclops longisetus during simulations of transport from hatchery to target areas for biological control of mosquito larvae. Zoologia, Curitiba, v. 37, p. 1-4, 2020.

Acesse
Maricultura2020Ventura, T.F.B.; Bruzinga, C.P.; Santos, A.A.; SimioniI, C.; Hayashi, L.Addition of carbon dioxide, followed by irradiance increase, as optimization strategy for the cultivation of the red seaweed Kappaphycus alvarezii. Journal of Applied Phycology, Germany, p. 1-14, 2020.

Acesse
Maricultura2020Novaes, A.L.T.; Vianna, L.F.N.Desafios para a regularização do uso de águas da União para a prática da maricultura em Santa Catarina. Agropecuária Catarinense, Florianópolis, v. 33, n. 1, p. 15-19, 2020.

Acesse
Piscicultura2019Addam, K.G.S.; Pereira, S.A.; Jesus, G.F.A.; Cardoso, L.; Syracuse, N.; Lopes, G.R.; Lehmann, N.B.; Silva, B.C.; Sá, L.S.; Chaves, F.C.M.; Martins, M.L.; Mouriño, J.L.P.Dietary organic acids blend alone or in combination with an essential oil on the survival, growth, gut/liver structure and the hemato-imunological in Nile tilapia Oreochromis niloticus

Acesse

Piscicultura2019Silva, B.C.; Massago, H.Relação do perfil proteico de dietas comerciais no desempenho de tilápia-do-nilo

Acesse


Maricultura2019Santos, A.A.; Mondardo, M.; Marchiori, N.C.Presença de Mytilus cf. edulis platensis em fazendas marinhas de Bombinhas, Santa Catarina, Brasil

Acesse
Maricultura2019Souza, R.V.; Campos, C.J.A.; Garbossa, L.H.P.; Seiffert, W.Q.Prevendo os níveis de poluição fecal na água e nos moluscos produzidos em fazendas marinhas das baías da Ilha de Santa Catarina

Acesse
Piscicultura2019Furtado, W.E.; Cardoso, L.; Figueredo, A.B.; Marchiori, N.C.; Martins, M.L.Histological and hematological alterations of silver catfish Rhamdia quelen highly parasitized by Lernaea cyprinacea.

Acesse
Piscicultura2019Silva, F.M.Entrevista: Fabiano Muller Silva

Acesse
Maricultura2019Suplicy F.M.Um plano estratégico para impulsionar a maricultura catarinense

Acesse
Maricultura2019Souza, R.V.; Younger, A.D.; Alves, M.T.; Campos, C.J.A.The influence of the number of Escherichia coli results on the classification status and assessment of microbiological risk of shellfish production areas

Acesse
Piscicultura2019Jesus, G.F.A.; Pereira, S.A.; Owatari, M.S.; Syracuse, N.; Silva, B.C.; Silva, A.; Pierri, B.S.; Lehmann, N.B.; Figueiredo, H.C.P.; Fracalossi, D.M.; Mouriño, J.L.P.; Martins, M.L. Protected forms of sodium butyrate improve the growth and health of Nile tilapia fingerlings during sexual reversion

Acesse
Piscicultura2019Jesus, G.F.A.; Pereira, S.A.; Owatari, M.S.; Addam, K.; Silva, B.C.; Sterzelecki, F.C.; Sugai, J.K.; Cardoso, L.; Jatobá, A.; Mouriño, J.L.P.; Martins, M.L.Use of protected forms of sodium butyrate benefit the development and intestinal health of Nile tilapia during the sexual reversion period

Acesse
Piscicultura2019Pereira, S.A.; Jesus, G.F.A.; Cardoso, L.; Silva, B.C.; Ferrarezi, J.V.S.; Fereira, T.H.; Sterzelecki, F.C.; Sugai, J.K.; Martins, M.L.; Mouriño, J.L.P.The intestinal health of silver catfish Rhamdia quelen can be changed by organic acid salts, independent of the chelating minerals

Acesse
Piscicultura2019Tancredo, K.R.; Ferrarezi, J.V.; Marchiori, N.C.; Martins, M.L.Ecotoxicological assays to determine the median lethal
concentration (LC50) of formalin for fish

Acesse
Piscicultura2019Silva, B.C.; Marchiori, N.C.; Silva, F.M.; Massago, H.Ganho genético após uma geração de seleção individual para peso final e variáveis morfométricas em tilápia

Acesse
Maricultura2019Novaes, A.L.T.; Andrade, G.L.P.O.; Alonço, A.S.; Magalhães, A.R.M.Operational performance in aquaculture: A case study of the manual harvesting of cultivated mussels

Acesse
Piscicultura2018Tancredo, K.R.; Marchiori, N.C.; Martins, M.L.Toxicity of formalin for fingerlings of Cyprinus carpio var. Koi and in vitro efficacy against Dactylogyrus minutus Kulwièc, 1927 (Monogenea: Dactylogyridae)

Acesse
Piscicultura2018Silva, B.C.; Marchiori, N.C.; Silva, F.M.Morphometric measurements and phenotypic correlations of the tilapia GIFT after individual selection

Acesse
Maricultura2018Santos, A.A.; Dorow, R.; Araújo, L.A.; Hayashi, L.Socioeconomic analysis of the seaweed Kappaphyccus alvarezii and mollusks (Crassostrea gigas and Perna perna) farming in Santa Catarina State, Southern Brazil

Acesse
Maricultura2018Suplicy, F.M.A review of the multiple benefits of mussel farming

Acesse
Piscicultura2018Pereira, S.A.; Oliveira, H.M.; Jesus, G.F.A.; Addam, K.G.S.; Silva, B.C.; Yamashita, M.M.; Lehmann, N.B.; Martins, M.L.; Mouriño, J.L.P.Can the minerals calcium and sodium, chelated to propionic acid, influence the health and zootechnical parameters of native silver catfish Rhamdia quelen?

Acesse
Maricultura2018Souza, R.V.; Campos, C.J.A.; Garbossa, L.H.P.; Seiffert, W.Q.  Developing, cross-validating and applying regression models to predict the concentrations of faecal indicator organisms in coastal waters under different environmental scenarios. Science Of The Total Environment, Eua, n. 630, p. 20-31, 2018.

Acesse
Maricultura2018Souza, R.V.; Campos, C.J.A.; Garbossa, L.H.P.; Vianna, L.F.N.; Seiffert, W.Q.Optimising statistical models to predict faecal pollution in coastal areas based on geographic and meteorological parameters. Marine Pollution Bulletin, Amsterdam, v. 129, n. 1, p. 284-292, 2018.

Acesse
Maricultura2018Suplicy, F.M.Efeito da densidade inicial de cultivo sobre a produtividade de mexilhões Perna perna em Santa Catarina. Agropecuária Catarinense, Florianópolis, v. 31, n. 1, p. 77-81, 2018.

Acesse
Maricultura2018Suplicy, F.M.; Vieira, N.L.; Souza, R.V.Como aprimorar a execução do Programa Nacional de Controle Higiênico Sanitário de Moluscos Bivalves em Santa Catarina. Agropecuária Catarinense, Florianópolis, v. 31, n. 2, p. 15-18, 2018.

Acesse
Maricultura2018Santos, A.A.; Novaes, A.L.T.; Marchiori, N.C.; Hayashi, L.Novel Flotation model for the experimental culture of macroalgae Kappaphycus alvarezii in Florianópolis, Brazil. Agropecuária Catarinense, Florianópolis, v. 31, n. 2, p. 45-48, 2018.

Acesse
Maricultura2017Souza, R.V.; Campos, C.; Garbossa, L.H.P.; Vianna, L.F.N.; Vanz, A.; Rupp, G.S.; Seiffert, W.  A critical analysis of the international legal framework regulating the microbiological classification of bivalve shellfish production areas. Reviews In Aquaculture, New Jersey, p. 1, 2017.

Acesse
Maricultura2017Souza, R.V.; Campos, C.; Garbossa, L.H.P.; Seiffert, W.Q.Compliance of brown mussel (Perna perna) production areas in the South of Brazil with the bacteriological criteria of the shellfish hygiene systems in the European Union and United States of America: assessing the impacts on consumer safety. Journal Of Water And Health, Eua, p. 834-838, 2017.

Acesse
Piscicultura2017Virmond, M.; Conceição, D.; Amaral Junior, H.; Petersen, R.L.Genetic variability of captive populations of Rhamdia quelen (Teleostei: Pimelodidae) using microsatellite markers. Revista Biotemas, v. 30, n. 4, p. 51-58.

Acesse
Maricultura2017Novaes, A.L.T.; Alonço, A.S.; Andrade, G.J.P.O.; Magalhães, A.R.M.Ergonomics applied to aquaculture: A case study of postural risk analysis in the manual harvesting of cultivated mussels. Aquacultural Engineering, Amsterdam, The Netherlands, v. 77, p. 112-124, 2017.

Acesse
Maricultura2017Santos, A.A.Ostras de Florianópolis: A Indicação Geográfica que vem do mar. Aquaculture Brasil, Laguna, n. 5, p. 22-25, 2017.

Acesse
Maricultura2017Suplicy, F.M.; Manzoni, G.C.; Costa, R.C. Aprimoramento da técnica de assentamento remoto de mexilhão: situação atual e perspectivas futuras. Panorama da Aquicultura, Laranjeiras, v. 27, n. 164, p. 46-55, 2017.

Acesse
Maricultura2017Tomazelli Júnior, O.; Kuhn, F.; Padilha, P.J.M.; Vicente, L.R.M.; Costa, S.W.; Silva, B.C.; Schleder, D.D.; Nesi, C.N.; Magro, J.D.; Lamo-Castellví, S.Survival of White Spot Syndrome Virus infected Litopenaeus vannamei fed with Ethanol Extract of Uncaria Tomentosa. Journal Of The World Aquaculture Society, New Jersey, p. 1-10, 2017.

Acesse
Piscicultura2017Marchiori, N.C.; Silva, F.M.; Martins, M.L.; Amaral Júnior, H.; Silva, B.C. Hydrogen peroxide and chlorine dioxide against parasite Ichthyophthirius multifiliis (Protozoa, Ciliophora) in jundiá fingerlings. Ciência Rural, Santa Maria, v. 47, n. 12, p. 1-7, 2017.

Acesse
Aquicultura2017Silva, B.C.; Jesus, G.F.A.; Martins, M.L.; Mouriño, J.L.P. Ácidos orgânicos: uma nova ferramenta nutricional para aquicultura. Aquaculture Brasil, Tubarão, SC, v. jul-aug, p. 32-39, 2017.

Acesse
Piscicultura2016Florindo, M.C.; Jerônimo, G.T.; Stecker, L.D.; Achile, M.; Figueiredo, A.B.; Gonçalves, E.L.T.; Cardoso, L.; Marchiori, N.C.; Assis, G.C.; Martins, M.L.Metazoan parasites of freshwater ornamental fishes

Acesse
Piscicultura2016Tomazelli Jr. O., Souza-Franco, G.M.; Munarini, A., Casaca, J.M.; Niero, R.; Monache, F.D.; Dal Magro, J.Melia azedarach L. fruit extract as a potential candidate in controlling the Neuraeschna hagen, 1867 (Odonata: Aeshnidae), predominant predators for fish fingerlings. Brazilian Journal of Aquatic Science and Technology, v. 20, n.1, 2016.

Acesse
Maricultura2016Suplicy, F.M. Realidade, oportunidades e entraves confrontados pela maricultura brasileira. Revista da Abcc, Natal, RN, v. 18, n. 2, p. 92-97, 2016.

Acesse
Maricultura2016Suplicy, F.M.Novo plano estratégico posicionará a maricultura catarinense para um ciclo virtuosos de desenvolvimento. Aquaculture Brasil, Laguna, Sc, v. 1, n. 3, p. 22-26, 2016.

Acesse
Piscicultura2016Garcia, S.; Yasui, G.S.; Bernardes-Junior, J.; Amaral Júnior, H.; Silva, B.C.; Zaniboni-Filho, E. Induction of triploidy in Rhamdia quelen (Siluriformes, Heptapteridae) by double-temperature shock . Latin American Journal Of Aquatic Research, Chile, v. 45, n. 1, p. 209-212, 2017.

Acesse
Maricultura2016Silva, B.C.; Dutra-Mouriño, S.; Mouriño, J.L.P.; Carvalho, C.; Cerqueira, V.R.Performance of Centropomus parallelus fingerlings fed a diet supplemented with citrate and acetate. Boletim Instituto de Pesca, São Paulo, SP, v. 42, n. 1, p. 65-72, 2016.

Acesse
Piscicultura2016Martins, M.L.; Tancredo, K.R.; Marchiori, N.C.; Pereira Júnior, J.; Castro, L.A.S.; Garcia, P.; Esquivel, J. Acanthostomum gnerii Szidat, 1954 (Digenea: Cryptogonimidae) from silver catfish Rhamdia quelen (Quoy & Gaimard, 1824). Neotropical Helminthology, Peru, v. 10, n. 2, p. 189-203, 2016.

Acesse
Maricultura2016Silva, B.C.; Jatobá, A.; Schleder, D.D.; Vieira, F.N.; Mouriño, J.L.P.; Seiffert, W.Q.Dietary Supplementation with Butyrate and Polyhydroxybutyrate on the Performance of Pacific White Shrimp in Biofloc Systems. Journal Of World Aquaculture Society, Nova York, USA, p. 1-11, 2016.

Acesse
Piscicultura2016Martins, M.L.; Marchiori, N.C.; Bittencourt, L.; Tavares-Dias, M.A new species of Tripartiella (Ciliophora: Trichodinidae) from Aequidens tetramerus (Perciformes: Cichlidae) in north Brazil. Brazilian Journal of Biology, São Carlos, SP, p. 1, 2016.

Acesse
Maricultura2016Tomazelli Júnior, O.; Kuhn, F.; Padilha, P.J.M.; Vicente, L.R.M.; Costa, S.W.; Silva, B.C.; Schleder, D.D.; Bolignon, A.A.; Scapinelo, J.; Nesi, C.N.; Magro, J. D.;CASTELLVÍ, S. L.Effect of Cynodon dactylon extract on white spot virus-infected Litopenaeus vannamei. Aquaculture International, Suiça, p. 1-16, 2016.

Acesse
Maricultura2016Liebl, F.; Amaral Júnior, H.; Garcia, S.; Souto, L.I.M.; Carvalho, C.V.A.; Cerqueira, V.R. Desempenho de juvenis de robalo flecha e robalo peva submetidos a diferentes densidades estocagem em água doce. Boletim Instituto de Pesca, São Paulo, v. 42, n. 1, p. 145-155, 2016.

Acesse
Piscicultura2016Mouriño, J.L.P.; Pereira, G.V.; Vieira, F.N.; Jatobá, A.; Ushizima, T.T.; Silva, B.C.; Seiffert, W.Q.; Jesus, G.F.A.; Martins, M.L.Isolation of probiotic bacteria from the hybrid South American catfish Pseudoplatystoma reticulatum × Pseudoplatystoma corruscans (Siluriformes: Pimelodidae): A haematological approach. Aquaculture Reports, Philadelphia, v. 3, p. 166-171, 2016.

Acesse
Maricultura2016Silva, B.C.; Jesus, G.A.F.; Seiffert, W.Q.; Mouriño, J.L.P.; Jatobá, A.; Nolasco-Soria, H.The effects of dietary supplementation with butyrate and polyhydroxybutyrate on the digestive capacity and intestinal morphology of Pacific White Shrimp (Litopenaeus vannamei). Marine And Freshwater Behaviour and Physiology, London, p. 1-12, 2016.

Acesse
Maricultura2016Vieira, G.R.A.S.; Soares, M.; Ramírez, N.C.B.; Schleder, D.D.; Silva, B.C.; Mouriño, J.L.P.; Andreatta, E.R.; Vieira, F.N.Lactic acid bacteria used as preservative in fresh feed for marine shrimp maturation. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 51, n. 11, p. 1799-1805, 2016.

Acesse
Piscicultura2016Jesus, G.F.A.; Vieira, F.N.; Silva, B.C.; Mendes Júnior, M.; Ushizima, T.; Schmidt, E.; Bouzon, Z.; Pereira, S.; Pereira, G.V.; Martins, M.L.; Mouriño, J.L.Probiotic bacteria may prevent haemorrhagic septicaemia by maturing intestinal host defences in Brazilian native surubins. Aquaculture Nutrition, Oxford, p. 1-8, 2016.

Acesse
Piscicultura2016Hashimoto, G.S.; Marchiori, N.C.; Pádua, S.B.; Ishikawa, M.M.; Garcia, J.R.E.; Martins, M.L.A new species of Trichodina Ehrenberg, 1830 (Ciliophora: Trichodinidae) from Rhamdia quelen (Siluriformes: Heptapteridae) and Gymnotus sp. (Teleostei: Gymnotidae) in Brazil. Acta Parasitologica, Warsaw, v. 61, n. 4, p. 707-712, 2016.

Acesse
Ranicultura2016Pereira, S.; Jerônimo, G.T.; Marchiori, N.C.; Oliveira, H.; Owatari, M.; Jesus, G.F.A.; Garcia, P.; Vieira, F.N.; Martins, M.L.; Mouriño, J.L.P.Autochthonous probiotic Lactobacillus sp. in the diet of bullfrog tadpoles Lithobates catesbeianus improves weight gain, feed conversion and gut microbiota. Aquaculture Nutrition, Oxford, p. 1-7, 2016.

Acesse
Piscicultura2016Jatobá, A.; Moreira, L.S.,; Silva B.C.Yellow tail characin a candidate for expanded production. Global Aquaculture Advocate, Portsmouth, p. 1-5, 2016.

Acesse
Piscicultura2016Jesus, G.F.A.; Pereira, S.A.; Pereira, G.V.; Silva, B.C.; Martins, M.L.; Mouriño, J.L.P.Probióticos na piscicultura. Aquaculture Brasil, Tubarão, SC, n. 2, p. 38-39, 2016.

Acesse
Maricultura2015Suplicy, F.M.; Vianna, L.F.N.; Rupp, G.S.; Novaes, A.L.T.; Garbossa, L.H.P.; Souza, R.V.; Guzenski, J.; Costa, S.W.; Silva, F.M.; Santos, A.A.Planning and management for sustainable coastal aquaculture development in Santa Catarina State, southern Brazil. Reviews in Aquaculture, Bangkok, v. 0, n. 0, p. 1-18, 2015.

Acesse
Maricultura2015Costa, S.W.; Vicente, L.R.M.; Souza, J.G.; Zamparette, A.S.; Padilha, P.J.M. Viabilidade do cultivo biosseguro de camarões em Santa Catarina com controle da mancha-branca. Agropecuária Catarinense, Florianópolis, v. 28, n. 2, p. 41-44, 2015.

Acesse
Maricultura2015Suplicy, F.M.; Novaes, A.L.T.Caracterização socioeconômica da maricultura catarinense e perspectivas para o futuro deste setor. Panorama da Aquicultura, Laranjeiras, v. 25, n. 150, p. 38-43, 2015.

Acesse
Maricultura2015Silva, B.C.; Nolasco-Soria, H.; Magallon-Barajas, F.; Civera-Cerecedo, R.; Casillas-Hernandez, R.; Seiffert, W.Q.Improved digestion and initial performance of whiteleg shrimp using organic salt supplements. Aquaculture Nutrition, Oxford, p. 1-9, 2015.

Acesse
Maricultura2015Santos, A.A.; Costa, S.W. Os resultados da Maricultura Catarinense em 2014. Panorama da Aquicultura, Laranjeiras, v. 25, n. 149, p. 36-41, 2015.

Acesse
Piscicultura2015Mouriño, J.L.P.; Vieira, F.N.; Jatobá, A.; Silva, B.C.; Pereira, G.; Jesus, G.; Ushizima, T.; Seiffert, W.Q.; Martins, M.L.Symbiotic supplementation on the hemato-immunological parameters and survival of the hybrid surubim after challenge with Aeromonas hydrophila. Aquaculture Nutrition, Oxford, p. 1-9, 2015.

Acesse
Maricultura2015Marchiori, N.C.; Pariselle, A.; Pereira Júnior, J.; Agnèse, J.; Durand, J.; Vanhove, M.P.A comparative study of Ligophorus uruguayense and L. saladensis (Monogenea: Ancyrocephalidae) from Mugil liza (Teleostei: Mugilidae) in southern Brazil. Folia Parasitologica, Prague, v. 62, n. 24, p. 1-10, 2015.

Acesse
Maricultura2015Tancredo, K.R.; Marchiori, N.C.; Roumbedakis, K.; Cerqueira, V.R.; Tavares-Dias, M.; Martins, M.L.Observations on parasite fauna of Centropomus undecimalis and C. parallelus (Perciformes) bred in southern Brazil, and its possible influence on the welfare of fishes. Pan-american Journal Of Aquatic Sciences, Montevideo, v. 10, n. 2, p. 116-121, 2015.

Acesse
Piscicultura2015Jatobá, A.; Silva, B.C.Densidade de estocagem na produção de juvenis de duas espécies de lambaris em sistema de recirculação. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, Minas Gerais, v. 67, n. 5, p. 1469-1474

Acesse
Piscicultura2015Marchiori, N.C.; Gonçalves, E.L.T.; Tancredo, K.R.; Pereira Júnior, J.; Garcia, J.E.; Martins, M.L. Effect of water temperature and salinity in oviposition, hatching success and infestation of Aphanoblastella mastigatus (Monogenea, Dactylogyridae) on Rhamdia quelen. Brazilian Journal Of Biology, São Carlos, SP, p. 245-252

Acesse
Piscicultura2015Martins, M.L.; Cardoso, L.; Marchiori, N.C.; Pádua, S.B.Protozoan infections in farmed fish from Brazil: diagnosis and pathogenesis. Brazilian Journal of Veterinary Parasitology, Jaboticabal, v. 24, n. 1, p. 1-20

Acesse
Maricultura2015Jatobá, A.; Vieira, F.N.; Silva, B.C.; Mouriño, J.L.P.; Seiffert, W.Q.Influência da renovação na carga bacteriana em laboratório de camarões marinhos (Litopenaeus vannamei). Brazilian Journal of Aquatic Science And Technology, Itajaí, v. 19, n. 1, p. 77-80

Acesse
Maricultura2014Silva, B.C.; Vieira, F.N.; Mouriño, J.L.P.; Bolivar, N.; Seiffert, W.Q.Butyrate and propionate improve the growth performance of Litopenaeus vannamei. Aquaculture Research, New Jersey, Eua, p. 1-12, 2014.

Acesse
Maricultura2014Silva, B.C.; Vieira, F.N.; Mouriño, J.L.P.; Bolivar, N.; Seiffert, W.Q.Protein levels for Litopenaeus vannamei in semi-intensive and biofloc systems. Aquaculture, Amsterdam, v. 432, p. 365-371

Acesse
Maricultura2014Toledo, T.M.; Silva, B.C.; Vieira, F.N.; Mouriño, J.L.P.; Seiffert, W.Q.Effects of different dietary lipid levels and fatty acids profile in the culture of white shrimp Litopenaeus vannamei (Boone) in biofloc technology: water quality, biofloc composition, growth and health. Aquaculture Research, New Jersey, Eua, p. 1-11

Acesse
Maricultura2014Silva, B.C.; Vieira, F.N.; Mouriño, J.L.P.; Seiffert, W.Q.Dietary sodium butyrate improves performance of Pacific white shrimp. Global Aquaculture Advocate, Sto Louis, United States, v. July/Ausgust, p. 70-73

Acesse
Maricultura2013Sanches, E.G.; Amaral Júnior, H.; Mello, G.L.Primeira ocorrência de mal formação na coluna vertebral em juvenis de robalo-flecha. Boletim do Instituto de Pesca, São Paulo, v. 39, n. 1, p. 77-83

Acesse
Maricultura2013Bernardes Júnior, J.J.; Nakagome, F.K.; Mello, G.L.; Garcia, S.; Amaral Júnior, H.Eugenol como anestésico para juvenis de robalo-flecha. Pesquisa Agropecuaria Brasileira, Brasília, v. 48, n. 8, p. 1140-1149

Acesse
Maricultura2012Costa, S.W.; Fraga, A.P.; Zamparette, A.S.; Marques, M.R.F.; Andreatta, E.R. Presença do vírus da síndrome da mancha branca em crustáceos decápodes silvestres em lagoas costeiras no Sul do Brasil. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, Belo Horizonte, MG, v. 64, n. 1, p. 209-216, 2012.

Acesse
Maricultura2012Costa, S.W.Mancha branca em Santa Catarina: passados seis anos do seu surgimento doença continua impactando a carcinicultura. Panorama da Aquicultura, Laranjeiras, v. 22, n. 132, p. 48-51

Acesse
Piscicultura2012Silva, F.Q.; Amaral Júnior, H.; Romagoza, E.; Borella, M.I. Substrato para a postura de kinguios Carassius auratus Linnaeus, 1758. Revista Brasileira de Reprodução Animal, Belo Horizonte, MG, v. 36, n. 1, p. 44-50, 2012.

Acesse
Piscicultura2012Graeff, A.; Serafini, R.L.; Pruner, E.N.; Amaral Júnior, H.; Garcia, S.Cultivo de carpa comum (Cyprinus carpio L.) com oferta de alimentos naturais como Chlorella minutissima em comparação com dejetos orgânicos e ração comercial. RedVet, Zaragosa, Es, v. 13, n. 11, p. 1-10

Acesse
Maricultura2011Vianna, L.F.N.; Novaes, A.L.T.Geocodificação de unidades de mapeamento aquícola para um sistema de controle de produção e rastreabilidade em Santa Catarina, Brasil

Acesse
Maricultura2011Souza, R.V.; Silva, U.A.T.; Ostrensky, A.; Cottens, K.F.Intraspecific relationship in the mangrove crab Ucides cordatus (Decapoda: Ocypodidae) during the metamorphosis and post-metamorphosis periods under laboratory conditions. Zoologia, Curitiba, PR, v. 28, p. 1-7, 2011.

Acesse
Maricultura2011Souza, R.V.; Vicente, A.L.; Santos, A.A.; Novaes, A.L.T.; Silva, F.M.; Ostrensky, A.Malacocultura em Santa Catarina: Maricultores, extensionistas e pesquisadores apontam problemas e demandas. Panorama da Aquicultura, Laranjeiras, v. 21, n. 123, p. 36-41, 2011

Acesse
Aquicultura2011Costa, S.W.A produção diversificada da aquicultura em Santa Catarina. Revista da ABCC, Natal, RN, v. 13, n. 2, p. 36-38, 2011.

Acesse
Maricultura2011Novaes, A.L.T.; Santos, A.A.; Silva, F.M.; Souza, R.V.; Bannwart, J.P.F. Desempenho de uma máquina francesa desagregadora de mexilhões nas condições de cultivo do Estado de Santa Catarina. Agropecuária Catarinense, Florianópolis, SC, v. 24, n. 3, p. 44-46, 2011.

Acesse
Maricultura2011Novaes, A.L.T.; Santos, A.A.; Silva, F.M.; Souza, R.V.; Breda, R.R.Colheita mecanizada de mexilhões (Perna perna) engordados a partir de coletores artificiais de sementes. Agropecuária Catarinense, Florianópolis, SC, v. 24, n. 2, p. 38-41, 2011.

Acesse
Piscicultura2011Amaral Júnior, H.; Mello, G.L.; Garcia, S.; Arana, L.V.Acute toxicity of pyrazosulfuon-ethyl and permethrym to juvenile Litopenaeus vannamei. Acta Scientiarum: Biological Sciences, Maringá, PR, v. 33, n. 6974, p. 1-6

Acesse
Piscicultura2011Amaral Júnior, H.; Argento Neto, J.; Mello, G.L.; Garcia, S.Pesquisa de comparação entre a taxa de crescimento do Acará Geophagus brasiliensis e a Tilápia Oreochromis niloticus em condições de monocultivo intensivo utilizando ração e alimento vivo. Redvet, Zaragoza Espanha, v. 12, n. 9, p. 1-22

Acesse
Piscicultura2011Amaral Júnior, H.; Garcia, S.; Mello, G.L.Jundiá: um peixe sob medida para a região sul do Brasil. Panorama da Aquicultura, Laranjeiras, v. 23, n. 125, p. 46-49

Acesse
Maricultura2010Costa, S.W.; Vicente, L.R.M.; Souza, T.M.; Andreatta, E.R.; Marques, M.R.F.Parâmetros de cultivo e a enfermidade da mancha branca em fazendas de camarões de Santa Catarina. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasilia, v. 45, n. 12, p. 1521-1530, 2010.

Acesse
Maricultura2010Souza, R.V.; Silva, U.A.T.; Ostrensky, A.; Cottens, K.; Perbiche-Neves, G.Survival of Ucides cordatus (Decapoda: Ocypodidae) megalopae during transport under different conditions of densities and durations. Zoologia, Curitiba, Pr, v. 27, n. 6, p. 845-847, 2010.

Acesse
Maricultura2010Ventura, R.; Silva, U.T.A.; Cottens, K.F.; Boeger, W.A.; Ostrensky, A.Restocking Ucides cordatus (Decapoda: Ocypodidae): interespecific associations as a limiting factor to the survival of released recruits. Brazilian Journal Of Oceanography, São Paulo, v. 58, p. 207-212, 2010.

Acesse
Maricultura2010Hayashi, L.; Santos, A.A.; Faria, G.S.M.; Nunes, B.G.; Souza, M.S.; Fonseca, A.L.D.; Barreto, P.L.M.; Oliveira, E.C.; Bouzon, Z.L.Kappaphycus alvarezii Rhodophyta Areschougiaceae cultivated in subtropical waters in Southern Brazil. Journal of Apllied Phycology, Alemanha, v. 23 / 2011, n. 1, p. 1-149, 2010.

Acesse
Aquicultura2010Costa, S.W.Aquicultura em Santa Catarina: Situação Atual e Perspectivas. Revista da Abcc, Natal, RN, v. 12, n. 1, p. 49-50, 2010.

Acesse
Maricultura2010Souza, R.V.; Novaes, A.L.T.; Santos, A.A.; Rupp, G.S.; Silva, F.M.Controle Higiênico-sanitário de Moluscos Bivalves no Litoral de Santa Catarina. Panorama da Aquicultura, v. 116, p. 54-59, 2010.

Acesse
Maricultura2010Santos, A.A.; Souza, R.V.; Novaes, A.L.T.; Mattar, G.; Hayashi, L.O cultivo da Kappaphycus alvarezii como alternativa para maricultores catarinenses. Panorama da Aquicultura, Laranjeiras, v. 20, p. 24-29, 2010.

Acesse
Maricultura2010Novaes, A.L.T.; Vianna, L.F.N.; Santos, A.A.; Silva, F.M.; Souza, R.V. Planos locais de desenvolvimento da maricultura de Santa Catarina. Panorama da Aquicultura, Laranjeiras, v. 21, p. 52-58, 2010.

Acesse
Piscicultura2010Amaral Júnior, H.; Sato, G.; Strefling, L.; Warlich, R.; Hoinkis, R.; Tebaldi, P.C.Aclimatação do híbrido da tilápia vermelha Oreochromis niloticus sp. e utilização em ambientes marinhos como isca viva para a pesca de tunideos. Revista Electronica de Veterinaria, Zaragoza, v. 11, n. 03, p. 01-16

Acesse
Piscicultura2010Souza, M.F.S.; Amaral Júnior, H.Análise da técnica de criopreservação de sêmen do peixe japonês Carassius auratus (Linnaeus, 1766) para a formação de um banco de germoplasma. Revista Electrónica de Veterinária, Zaragoza, v. 11, n. 11, p. 01-19

Acesse
Piscicultura2010Amaral Júnior, H.Pesquisa viabiliza o cultivo de camarão marinho em água doce. Agropecuaria Catarinense, Florianopolis, Sc, v. 23, n. 2, p. 5

Acesse
Piscicultura2009Tebaldi, P.C.; Amaral Júnior, H.Produção de tetraplóides de tilápia do nilo (Oreochromis niloticus) através da aplicação de choque térmico. Revista Electronica de Veterinaria, Zaragoza, v. 10, n. 10, p. 01-13

Acesse
Piscicultura2009Amaral Júnior, H.; Santos, J.J.; Souza, F.; Gerhardinger, R.C. Monocultivo de robalo Centropomus parallelus em água doce. Revista Electrónica de Veterinaria, Zaragoza, v. 10, n. 10, p. 1-19

Acesse
Piscicultura2009Amaral Júnior, H.; Garcia, S.; Tebaldi, P.C.Reproducción natural controlada del blackbass Micropterus salmoides. Revista Electronica de Veterinaria, Zaragoza, v. 10, n. 9, p. 1-9

Acesse
Piscicultura2008Amaral Júnior, H.; Nunes, M.F.S.; Garcia, S.Análise de diferentes dosagens de hormônio na ração, para definição de um protocolo de feminilização do jundiá Rhamdia quelen. Revista Electronica de Veterinaria, Zaragoza, v. 9, n. 12, p. 01-07

Acesse
Piscicultura2008Amaral Júnior, H.; Almeida, D.R.; Silva, F.Q.; Garcia, S.Avaliação do jundiá (Rhamdia quelen) em diferentes sistemas de cultivo para a região do litoral centro norte de Santa Catarina, Brazil. Revista Electronica de Veterinaria, Zaragoza, v. 9, n. 12, p. 01-07

Acesse
Maricultura2007Costa, S.W.Situação da carcinicultura em Santa Catarina e o impacto da mancha branca. Revista da ABCC, Natal, RN, v. 9, n. 2, p. 33-34, 2007.

Acesse
Piscicultura2003Graeff, A.; Amaral Júnior, H.Engorda final de tilapias (Oreochromis niloticus) no meio oeste catarinense no periodo de verão com alevinos nascidos no outono inverno oriundos do litoral de Santa Catarina (Brasil). Archivos Latinoamericanos de Produccion Animal, Maracay – VE, v. 13, n. 3, p. 87-91

Acesse
Piscicultura2003Zoccarato, I.; Gasco, L.; Amaral Júnior, H.Use of pig slurry as fertilizer in pond carp production in northern Italy. Aquaculture, Amsterdam – Holanda, v. 34, p. 53-54

Acesse
Piscicultura2003Amaral Júnior, H.; Appel, H.B.; Sato, G.; Warlich, R.; Strefling, L.; Souza, M.A.Híbrido da tilápia vermelha como alternativa de isca viva na pesca de tunídeos. Agropecuária Catarinense, Florianópolis, SC, v. 16, n. 2, p. 65-67

Acesse
Piscicultura2000Graeff, A.; Amaral Junior, H.Influência da densidade na produtividade de carpas comum (Cyprinus carpio L.) e tilapias nilóticas (Orechromis niloticus) em tanques-rede de pequeno volume. Revista Electronica de Veterinária, Zaragosa, v. 5, p. 1-6

Acesse
Piscicultura1999Gasco, L.; Zoccarato, I.; Lussiana, C.; Amaral Junior, H.Effect of dietary lipid source on semen fatty acids profile and sperm motility after cryopreservation in rainbow trout (Oncorhynchus mykiss). Rivista Italiana Piscicoltura e Ittiopatologia, Firenza, v. 34, p. 61-69

Acesse
Piscicultura1995Amaral Junior, H.; Santos, I.L.; Perez-Regadera, J.J.Induced spawning of tench Tinca tinca by means of hypophysis crude extracts of Gallus domesticus. Polkie Archiwun Hydrobyologii, Czec Republic, v. 42, n. 1-2, p. 69-73

Acesse

Vídeos relacionados à Aquicultura e Pesca em Santa Catarina 
1) Estudos com a macroalga “Kappaphycus alvarezii” em SCAcesse
2) Epagri desenvolve tilápia geneticamenteAcesse

3) Pesca da Tainha – Epagri 2018Acesse
4) Pesca artesanal vai ter mais apoio da EpagriAcesse
5) Piscicultura Sul CatarinenseAcesse
6) Receitas Moluscos BivalvesAcesse
7) UFSC e Epagri criam tainha em cativeiroAcesse

8) Dica Epagri sobre carpasAcesse
9) OstreiculturaAcesse
10) Tilápia GourmetAcesse
11) Moluscos Estudo ambientalAcesse
12) Criação de trutaAcesse
13) Criação de peixesAcesse
14) Receita à base de moluscos: marisco lambe-lambeAcesse
15) Tanques-redesAcesse
16) Ostra o fruto nobre do marAcesse
17) Despesca da tilápiaAcesse
18) Cultivo experimental da macroalga Kappaphycus alvarezii em Santa CatarinaAcesse
19) Ostras e mexilhões inspecionadosAcesse
20) Comércio legal de moluscos bivalvesAcesse

Centro de Desenvolvimento em Aquicultura e Pesca-Epagri/Cedap
Rodovia Admar Gonzaga, 1188 – Itacorubi
Florianópolis, SC – Brasil – CEP 88010-970
Fone: (48) 3665-5059 | cedap@epagri.sc.gov.br
Skip to content