O Cedap auxilia os aquicultores catarinenses, os gestores públicos e a cadeia produtiva no Estado a desenvolver tecnologias, políticas e infraestruturas que sejam sustentáveis e compatíveis com o perfil geográfico de Santa Catarina. Para atingir essas aspirações, empregamos tecnologia inovadora e práticas validadas por nossas pesquisas.
Desempenho da piscicultura catarinense segundo o Cedap
O Cedap analisa anualmente dados relacionados a produção de peixes em Santa Catarina. Esses dados são transformados em informações e divulgados à sociedade.
O Cedap vem trabalhando na seleção de tilápias mais adaptadas às condições de temperatura (clima subtropical) e sistema de cultivo (viveiro escavado) utilizado em Santa Catarina.
As nossas pesquisas comprovaram um ganho no peso final das tilápias selecionadas na 2ª geração de 8,4% em relação a geração anterior.
No total, já foram distribuídas mais de 72.300 matrizes de tilápia GIFT-Epagri aos piscicultores, não somente em SC, mas também em outros estados brasileiros.
TECNOLOGIAS CEDAP
Recomendação de manejo alimentar para a produção de tilápia em SC
Vantagem diferencial
Produção de tilápia com maior controle, melhor conversão alimentar, com diminuição de custos, aumento de receita líquida e menor impacto ambiental.
Um mar de oportunidades
Uma pequena fração do litoral catarinense abriga os principais cultivos de moluscos bivalves do país. É em Santa Catarina que se produz a quase totalidade da produção nacional de mexilhões, ostras e vieiras. Através do Cedap e do seu serviço de extensão em aquicultura e pesca, a Epagri tem atuado há mais de duas décadas na estruturação da maricultura no estado por meio da aplicação de políticas públicas voltadas ao planejamento e à regularização de empreendimentos aquícolas. Essas políticas públicas abrangem o acesso ao crédito, o uso de águas da União para fins de aquicultura e o controle higiênico-sanitário da produção. Nesse período, o Cedap também tem atuado na investigação e processos de produção, desenvolvimento de tecnologias de apoio à produção, estudos de espécies marinhas de interesse comercial e de relações entre a maricultura e meio ambiente. A atuação nessas linhas de pesquisa e desenvolvimento tem objetivado atender demandas manifestadas pelo setor produtivo em diferentes momentos de planejamento participativo.
ESTATÍSTICAS
Desempenho da maricultura catarinense segundo o Cedap
O Cedap analisa anualmente dados relacionados a produção de moluscos em Santa Catarina. Esses dados são transformados em informações e divulgados à sociedade.
O processo de cultivo de mexilhões adotado em SC é caracterizado pela utilização intensa de mão de obra, ao passo que a disponibilidade de tecnologias de mecanização é incipiente e limitada no mercado nacional. Isso faz com que a capacidade de produção operacional nas fazendas marinhas seja baixa e os produtores estejam expostos a riscos ocupacionais.
Vantagem diferencial Custo de aquisição reduzido quando comparado à embarcações já existentes; cascos construídos com blocos de flutuadores independentes, proporcionando maior segurança em caso de avarias; possibilita que as atividades de plantio, manejo e colheita de bivalves sejam realizadas diretamente nas fazendas marinhas; permite o desembarque da produção praias, sem a necessidade de trapiches.
Sistema de interpretação e disponibilização de resultados de monitoramento sanitário
Vantagem diferencial
O sistema realiza a interpretação dos dados de monitoramento da produção de moluscos bivalves de maneira automática, bastando apenas a atualização periódica da sua base de dados. Outra vantagem é que foi desenvolvido utilizando apenas softwares gratuitos e de código aberto.